segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Sou irritante, mas é para o bem dos outros


Tenho o mau hábito de deixar tudo para a última da hora. Quando tenho alguma coisa para fazer, a primeira coisa que penso é no prazo que tenho, para depois fazer contas para trás e ver quanto tempo tenho para me baldar, antes de entrar em pânico com medo de não conseguir fazer tudo a tempo.
Com o ano de 2011, não foi diferente. Foi o ano do voluntariado, e acabei por deixar a minha contribuição para esta bonita efeméride para o último dia do ano.
Mas foi em grande. Com o pessoal lá da terra, tirámos o dia para plantar morangueiros para um lar de idosos. Havia tarefas bem definidas: abrir os buracos no camalhão (é o que se chama ao chouriço de terra, coberto por um plástico preto, onde se vão plantar os morangueiros), pôr o estrume, abrir uma pequena cova, colocar a planta e tapar o buraco.
Eu fiquei na parte de abrir os buracos no plástico.
Como ía à frente, mal acabei a minha parte, fui lavar as mãos e sentei-me num caixote a desenhar os outros, ainda, a trabalhar.
Agora que penso nisso, é capaz de ter sido um bocadito irritante. Afinal de contas, já eram quase 5 da tarde do dia de passagem de ano, estava tudo cansado e sujo de lama, tudo deserto por se despachar para ir tomar banho e arranjar para a festa, ainda havia para aí 200 morangueiros para plantar, e há um tipo que vai lavar as mãozinhas e sentar-se a fazer uns desenhinhos dos outros a trabalhar...
Geralmente, e digo isto por experiência própria, as pessoas aguentam 2 desenhos até lhes saltar a tampa. Neste caso, talvez imbuidas pelo espírito da boa vontade, a tampa só saltou mesmo no final do 3º desenho.
Não haja dúvidas: o voluntariado torna mesmo as pessoas mais bonitas. E pacientes.

2 comentários:

  1. foi um dia especial, fomos voluntários mesmo até no ultimo dia do anus.

    ResponderEliminar
  2. as fotos ficaram boas, é que alguém tinha de tirar fotos

    ResponderEliminar