domingo, 5 de fevereiro de 2012

Guiné Conacri, hummm...


Fui, há dias, a um novo tipo de agência de viagens, que se está a popularizar muito no nosso país. É um novo conceito, com argumentos claramente vencedores. De facto, o conceito deve ser mesmo bom, porque a dita agência esta sediada num prédio de luxo no centro de Lisboa.
Mas vamos aos argumentos.
Em primeiro lugar, têm uma recepcionista jeitosa. Pronto, agora que já arranjei maneira de dormir no sofá durante duas semanas, vamos aos que realmente importam:
Recebem os clientes numa sala de reuniões, à porta fechada (a recepcionista não tem nada que saber para onde vamos... já está, três semanas no sofá...) por um doutor todo engravatado. Só isso transmite logo uma sensação de importância ao cliente.
Depois perguntam a história da vida toda ao cliente. Pode parecer intromissão na intimidade mas não é. Eles querem mesmo é perceber qual o país que melhor nos assenta.
Por fim apresentam-nos os destinos que acham que nos ficam melhor. Curiosamente, a mim era a Guiné Conacri. Por estranho que pareça, fui com um colega a quem receitaram o mesmo. Deve ser um país muito eclético, a Guiné.
De resto, parece que África, de uma forma geral está a sair muito bem. O Brasil também está a começar a sair mas o que está a ficar na moda é o Médio Oriente.
Mas aquilo que realmente torna este negócio em algo de revolucionário é que esta agência de viagens arranja forma dos clientes receberem dinheiro por viajar. É verdade.
Quer dizer, fiquei com a ideia de que no país de destino é preciso trabalhar um bocadito. Ah, e as viagens têm que durar 6 meses. E depois da primeira viagem, pode-se vir a casa uma semanita e depois tem que se voltar a viajar para o mesmo país durante mais 6 meses. Ui, e levar a família é altamente desaconselhado, porque reduz as possibilidades de arranjar um bom destino. Toda a gente sabe que a Guiné Conacri é bonita de visitar sem a familia a chatear.
Mas a viagem é paga e ainda dão um valor para despesas, mensalmente. Sim, só podem dar um pequeno valor porque lá me informaram que "o paradigma mudou". Não sei bem o que é que isso quer dizer, mas há tanta gente a dizer isso que o mais certo é isso não querer dizer absolutamente nada.
Agora, o que realmente realmente é de génio, é o nome que arranjaram para este tipo de agências. Deve ter sido alguém muito inteligente para, nos dias que correm, se ter lembrado deste nome. É que só o nome já garante o sucesso destas agências.
Agências de Emprego. É de génio ou não é?

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