quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Sintra no meu caderno


No ano passado, a Papa-Léguas, uma agência de viagens daquelas tipo mesmo altamente, convidou-me para fazer um workshop de diários gráficos. Eram uma empresa bem vista no mercado e não tinham motivo nenhum para arriscar o prestígio conseguido ao longo de anos ao meterem-se comigo, mas, vá-se lá saber porquê, acharam que era boa ideia.
Infelizmente, o workshop acabou por não se realizar porque ninguém se inscreveu por motivos que agora não interessam nada e cada um seguiu o seu caminho.
Sem que nada o fizesse prever, aqui há tempos, o telefone voltou a tocar. Para além de crentes, fiquei a saber que os tipos da Papa-Léguas também são teimosos. Tudo no bom sentido, claro. Como me prometeram uma mala cheia de papel gosto de desafios, aceitei a proposta. Desta vez não vai ser simplesmente um workshop para ensinar umas dicas de desenho - vai ser a simulação de uma viagem, com início no Rossio, de comboio, até Sintra, com o almoço na mochila, e regresso ao fim do dia com o objectivo de registar os momentos dessa mesma viagem num caderno, seja em texto, desenho, colagem, pintura com as batatas do almoço ou o que for necessário para preservar as emoções lá vividas. O objectivo é treinar os participantes a utilizar o diário gráfico para depois o fazerem nas suas viagens maiores, onde poderão explorar ao máximo as suas potencialidades. Para isso e para comer umas queijadas e uns travesseiros de Sintra. Se a Piriquita não estiver a abarrotar, obviamente.
No horizonte fica, para já, a ideia de replicar esta actividade numa viagem maior, quem sabe a Paris, Londres ou Veneza. Tudo depende do cachet da receptividade desta actividade e da forma como as coisas correrem. Se eu conseguir chegar ao fim do dia com a integridade física intacta, será um bom indicador.
Os dados estão lançados. Para já, uma certeza: já há inscrições, eh eh! os problemas do ano passado não se vão repetir.
Inscrições e mais informações aqui.

3 comentários:

  1. Apesar de ser portuense de gema, alma e tradição , é em Sintra que vivo há 8anos e adoro a vila, vaidosa e medieval, cada recanto conta uma história.

    Sê bem vindo :)

    ResponderEliminar
  2. Que giro!!
    Lá está a parte gráfica não é para mim...as minhas viagens são mais fotográficas, essa sim é mesmo a minha grande paixão!

    ResponderEliminar