segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Tenho um ovni na sala


Há 3 semanas, depois de um intenso cheiro a televisão frita de cebolada que invadiu toda a casa, ficámos sem televisão. Foi a primeira televisão que comprei há 7 anos, e confesso que demorei algum tempo a recuperar do choque por, nesse dia, não poder ver a Quadratura do Círculo ter perdido um objecto de que eu gostava tanto.
Depressa descobrimos o site da tvtuga na net, mas convenhamos que não é bem a mesma coisa, especialmente quando se quer mudar de canal, vá. Aquilo demora 30 segundos para começar a transmitir o canal desejado, e graças a isso, vi pela primeira vez a Maria aguentar intervalos sem fazer zapping. Impressionante. De resto, é quase igual. Quer dizer, não dá para ler as legendas, mas o que é que isso importa? E, ah, às vezes, a imagem pára durante 5 segundos mas o som continua. Nada de mais. E, já me esquecia, carregando no botão errado, instala uns viruzitos no computador. E a imagem não tem qualidade nenhuma. Tirando isso, é igual. Igual.
Por isso, como tínhamos um serviço que, no essencial, era equivalente à televisão, decidimos andar de loja em loja, com toda a calma, à procura do modelo certo para nós. E o incrível é que, depois de termos ido a quase todas as Wortens, MediasMarkts, Boxs e RadiosPopulares desta vida, achámos todas as televisões muito caras feias.
A alternativa foi ir aqueles sites onde as pessoas vendem os monos que têm em casa, bastando-lhes tocar com um dedo que desatam logo a cair moedas pelo chão. Procurei, procurei e acabei por convencer a Maria a aceitar uma televisão com um ecrã de oitenta e tal centímetros, um bocadinho antiga mas em perfeitas condições e um preço espectacular. Não era um LCD e, por isso, era um bocadinho mais gorda que o normal, mas nada que não coubesse na sala. Tinha o pequeno senão de termos que ir buscá-la a 45km de casa, mas pelo preço apresentado valia bem a pena.
Combinámos a hora com o dono da tv e lá fomos nós. Para a Maria havia ali alguma coisa de errado. Mas o que pode estar errado numa televisão que, por aquilo que se vê nas fotos, é de uma boa marca, é grande, funciona bem e é barata? Só se for o que não se vê nas fotos...
Depois de percorrermos 45km, chegámos a casa do senhor. "Ainda por cima é simpático, saiu-nos o jackpot!", pensei eu, "Será que ele tem mais alguma coisa para vender? Eh eh!"
Entramos na garagem e damos de caras com a nave espacial televisão. Está certo: a foto de frente que estava no site era fiel, já a foto tirada por cima só mostrava um terço da profundidade da televisão. Aquilo eram quilos e quilos de televisão que nunca mais acabavam. Mas a culpa não era do homem - uma foto capaz de mostrar o tamanho do rabo daquilo precisava de um site só para ela mostrada num computador com um tamanho feito à medida só para ela.
Ainda mal tinha olhado para a televisão enquanto o homem nos falava maravilhas do aparelho quando levei uma flashada nos olhos, que fiquei ali atordoado por uns instantes. A Maria estava com aquele olhar que dizia "Se a levares vais sofrer, meu menino! Diz que não ao senhor e vamos embora!" Respondi-lhe com um olhar "Vais ver que dá! E não viemos fazer 45km para voltarmos de mãos a abanar. Estou fartinho do tvtuga, caneco!"
E assim foi. Tivemos que rebater os bancos de trás para a dita caber no carro e, mal tínhamos arrancado quando ouvimos o som das moedas a cair na garagem do senhor. Menos mal - alguém estava feliz naquele momento...
Depois de uma viagem muito animada (fiquei a conhecer novas palavras, e tudo), lá trouxemos o ovni até à sala, não sem antes parar 127 vezes pelo caminho para descansar.
A televisão até funciona bem mas é enorme. Quer dizer, se não tivesse 2m de rabo, vista do sofá talvez até ficasse mais pequena. Assim, descobrimos a sensação de ver um jogo de ténis de lado, só para ler as legendas.
Agora só há uma solução: voltar a esses sites e procurar uma sala maior. Eu espero bem que haja porque se não houver, lá teremos que tirar umas fotos à televisão (com uma boa perspectiva, claro) e voltar a pô-la online.
Ainda nunca tinha percebido muito bem porque é que só o dono, o mono e as moedas entravam nos anúncios e o cliente não. Agora já percebi - dos totós não reza a história.

6 comentários:

  1. RIP à tua televisão. E boa sorte com a sala nova :P

    ResponderEliminar
  2. já tive uma dessas, mas consegui despejá-la cá de casa...pesa toneladas, a ultima vez que lhe pegamos fiquei cheia de nódoas negras e quase a deixava ir pelas escadas abaixo...

    ResponderEliminar
  3. Pensa positivo, ao menos vês tudo em tamanho maior.

    ResponderEliminar
  4. Pensa positivo, vês tudo em ponto maior.

    ResponderEliminar
  5. Essa não é daquelas TVs que parece que abolacham as pessoas como se dessem uma martelada na moleirinha? Sempre pensei que essa coisa de ficarmos ligados sentimentalmente a objectos era uma coisa "nossa", quero eu dizer, girly. Mas gosto de ver, sim. ;)

    ResponderEliminar
  6. Olá... coitados... vocês tiveram azar.
    Não sei de que zona do país são, mas quando há 3 anos a minha criança acabou o curso alugou um ap e eu comprei praticamente tudo de móveis e eletrodomésticos por num site parecido a esse só que não deixa cair moedinhas no chão. Tudo foi impecável. Não fiquei dececionada com nenhum dos negócios que fiz.
    A única TV que existia naquela casa era na sala, uma minha antiga (não tão antiga quanto a vossa nova TV, tinha um rabo mais pequeno), mas há cerca de 6 meses resolveu fazer greve e nunca mais abrir os olhos nem a boca. E o que é que eu fiz?... isso mesmo... lá fui ao dito site procurar TV´s e acabei por fazer negócio com um brasileiro que ia regressar ao seu país de origem e me vendeu não 1 mas sim 2 TV's de marca, por um preço bastante baixo... não chegou a meia nota de 100 mas eu arredondei porque ainda por cima trouxeram-me as ditas TV's a casa...desde Loures a 7 Rios...
    Quanto à miúda ficou deveras contente, 1 TV na sala de 81cm + 1 TV no quarto de 37cm ....hum... têm que aprender a negociar... boa sorte da próxima... Bjos

    ResponderEliminar