quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Obituário da Carreira Desportiva do Lance Armstrong


Quando alguém morre, há sempre um desgraçado que tem que escrever o obituário. Desde que a Carreira Desportiva do Lance Armstrong faleceu, ninguém se chegou à frente para fazer essa gentileza. Por isso, porque alguém tinha que assumir esse frete, cá está o respectivo obituário, prontinho para ser publicado em todas as secções de necrologia dos jornais. Quem quiser, é só copiar e colar. Ah, e por uma cruz antes do texto. Depois não digam que não sou amigo. Cá vai:

"Em estado crítico já há alguns meses, a Carreira Desportiva de Lance Armstrong acabou por não resistir às graves lesões de que padecia, vindo a falecer na passada semana, em Austin, no Texas.
A Carreira Desportiva de Lance Armstrong (podia abreviar como CaDeLA, mas por respeito neste momento difícil, não o vou fazer) foi vítima de uma vontade insaciável de vencer a todo o custo do seu proprietário, passando por cima de todos os valores éticos e morais que fosse necessário, para que as vitórias nunca lhe escapassem. Os sinais da doença começaram a meio dos anos 90, mas, como não existia um diagnóstico capaz de detectar os sintomas e todas as suas companheiras sentiam o mesmo, a Carreira Desportiva não ligou e seguiu o seu caminho de vitórias. Anos mais tarde, estava já a CaDeLA, desculpem, a Carreira Desportiva no seu auge quando os sintomas se tornaram perfeitamente visíveis. Foi tentada a reanimação, por subornos às entidades que haviam detectado os sintomas, pelos media mais próximos do dono da Carreira e por gabinetes de advogados pagos a preços de ouro, mas já nada havia a fazer.
A Carreira deixa eterna saudade a amigos e admiradores, que ficam órfãos de exemplo a seguir, e um dono órfão de vergonha na cara, com 7 camisolas amarelas que já só servem para dormir (que mesmo assim, fica com uma para cada dia da semana, não se pode queixar). A Carreira Desportiva deixa ainda uma irmã difamada e na miséria, a Carreira Humanitária que tanta gente que padecia de Cancro ajudou, não se sabendo, até ao momento, com que rendimentos poderá sobreviver no futuro.
O elogio fúnebre foi proferido por Oprah Winfrey, que ao longo de duas horas, recordou com o desportista os tempos em que ele promoveu a CaDeLA, ai, a sua Carreira, ao injectar-se com EPO, testosterona e transfusões de sangue, batendo-se, assim, de igual para igual para com os seus adversários. O desportista referiu ainda que, “se em 200 ciclistas que correm o Tour, 5 não tiverem doping, esses serão os meus novos heróis…”, deixando o lugar de herói de Armstrong, de ser ocupado pelo Homem Aranha, o qual, como se sabe, também deve os seus poderes a uma picada.
A conhecida entrevistadora teve o cuidado de pedir a Lance Armstrong que contasse a forma como os seus filhos reagiram à morte da sua Carreira Desportiva, permitindo-lhe que deixasse cair duas lágrimas de soro que tinha posto nos olhos antes da pergunta, de forma a que toda a gente ficasse ciente do seu arrependimento e culpa.
Os coveiros, colegas de profissão de Lance Armstrong que não souberam disfarçar tão bem os sintomas como ele, nunca ganharam nada de jeito e cuja Carreira Desportiva também havia já falecido, deram mostras da sua amizade, ajudando a abrir a cova, de onde se espera que a Carreira de Lance não mais volte a sair.
A menos que ele conte tudo o que se sabe, claro. Sim, porque o homem tem o sonho de “participar na histórica maratona de Chicago”, e quando ele quer muito uma coisa…
Paz à CaDeLA. Bolas. À Carreira."

PS: Idiotice pegada Obituário já publicado no P3, aqui.

6 comentários:

  1. Sou fã do Lance há muito anos, e esta noticia (como com certeza a muitas mais pessoas) não caiu mesmo nada bem! No entanto, fico feliz por pessoas como tu me fazerem sorrir com uma situação que de engraçada tem muito pouco :)

    Obrigado, Tiago! xD

    ResponderEliminar
  2. Eu não sei, isto inspira-me mixed feelings. Ele foi um estupor mentiroso, mas gosto dele.

    ResponderEliminar
  3. Não é o único. A diferença é que demorou 7 camisolas amarelas, mais lutar contra o cancro, para ser apanhado. Alguém acreditava que depois de vencer o cancro ainda era possível ser superior a todos os outros ciclistas? E no atletismo quantos casos é que há? E na natação?

    ResponderEliminar
  4. Caiu o mito.
    Não há Super-Homens e "We Don't Need Another Hero", como dizia a Tina.

    ResponderEliminar
  5. Start, eu ainda tenho uma minúscula esperança que isto não seja verdade...

    Fred, obrigado! ;)

    S*, tás como eu...

    Cristina, pois, parecia uma pessoa do outro mundo, e afinal não era.

    JASG, não há mesmo. :(

    ResponderEliminar