quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Eu cá lavo sempre as mãos


Cada vez que vou à casa de banho de um determinado centro comercial, que não vou dizer qual porque eu não sou cá de polémicas, entram sempre um ou dois seguranças atrás de mim. Vêm, como de costume, com os walkie-talkies na mão, com aquelas tretas do "Tango, daqui Charlie, escuto..." como se estivessem no Vietname e com o ar de seres superiores que lhes é característico.
Até hoje, a coisa intrigava-me. Afinal de contas, porque carga de água é que sempre que eu lá ia à casa de banho, haviam de entrar seguranças atrás de mim? Até que cheguei à única conclusão possível. E, caramba, agora que percebi tudo, até me custa ter andado este tempo todo sem perceber uma coisa tão simples. Primeiro ainda pensei que eles lá fossem espreitar os meus atributos por pura inveja mas não, o motivo que os leva lá é bastante mais refinado. Eles vão lá ver se a malta lava as mãos no fim de fazer o que estiver a fazer.
Incrível, não é? E fui eu que descobri. Da última vez que lá fui, mais propriamente ontem, enquanto lavava as mãos, olhei de soslaio para os homens. Eles ficaram tão embasbacados sem saber como reagir que foram para ao pé da janela e começaram com uma conversa tal, que só é compreensível porque de certeza que estavam a disfarçar:
"Xiii, já viste o que era um gajo atirar-se desta janela para rua?", dizia o que tinha ar de esperto.
"Oh, o que é que estás para aí a dizer?", respondeu o colega, meio aparvalhado, claramente sem o mesmo talento para o improviso que o colega.
"Ya, quem se atirasse esborrachava-se todo!"
"Mas que raio..."
"Oh, já se devem ter atirado poucos, até julgas..."
Foi um desempenho dramático muito bom mas a mim não me enganam eles. Seguranças, cuja suposta função é zelar pela segurança dos utentes do centro comercial, a achar piada ao pessoal que se atira das janelas? Era óbvio que estavam a disfarçar alguma coisa.
Depois disto só me faltava descobrir quem teria encomendado este servicinho aqueles idiotas seguranças. Ontem à noite, sem que eu me esforçasse, a resposta a esta minha pergunta veio ter comigo ao jantar, na forma de comentário inocente.
"Há dias, fui à casa de banho num centro comercial e de todas as mulheres que lá estavam, eu fui a única que lavou as mãos. É incrível!..."
É mesmo, Maria. É mesmo.

8 comentários:

  1. Sim, realmente, é sempre melhor lavar as mãos! Gostei do texto!

    http://carpediemtome.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Não concordo! Eles sabem das tuas tendências suicidas e foram ver se não te atiravas. Foram previnir um suicídio! Então não ouviste a conversa?

    ResponderEliminar
  3. Sobre isso, olha aqui:

    http://simaoescuta.blogspot.pt/2011/12/pilas-de-ouro.html

    ResponderEliminar
  4. eu acho que esta teoria faz todo o sentido. Tudo pelo bem da saúde pública!

    ResponderEliminar
  5. :)) Então eles estão a prestar um serviço de saúde pública :) E o que é que fazem àqueles que não lavam as mãos? Talvez, autor de post, só para esclarecer esta dúvida, claro, devesse experimentar ir lá e fingir que não lavava as mãos, mesmo na frente deles, e relatar depois que tipo de acção que empreendiam...será que vão atirar alguém da janela?

    ResponderEliminar
  6. Das duas uma, ou tens ar de alucinado e têm sempre receio que te faças refém alguém na casa de banho, ou que tenhas tendências suicidas!
    Ou então estão lá para ver se a malta lava as mãos! Esta parte é importante! Uma questão de saúde pública, está claro!

    ResponderEliminar
  7. Carpe, ah pois é é!

    POC, pronto, assim já sei que se um dia te vir na rua não é preciso olhar a ver se tens a mão amarelada antes de ta apertar!

    Joana, saúde acima de tudo!

    Redonda, eu prefiro não arriscar...

    Maria, tudo é possível. Essa dos reféns não está mal pensada. Hummm....

    ResponderEliminar
  8. Bom desenho, bom texto! Parabéns! Gosto do sentido de humor dos posts!
    telmo quadros

    ResponderEliminar