terça-feira, 24 de julho de 2012

Ninguém me disse que era para desenhar veleiros


Este sábado que passou fui ao 29º Encontro dos Urban Sketchers, que aconteceu no cais de Santa Apolónia, onde estavam atracados os veleiros da Tall Ships Race. Na verdade, onde eu queria mesmo ir era a um encontro de malta que se juntasse para comer gomas mas, como parece que desses ainda ninguém se lembrou de organizar, fui a um encontro de pessoal que se junta para desenhar.
Eu que nunca tinha ido a uma coisa destas, resolvi ir. Curiosamente, a Maria preferiu deixar-me ir sozinho...
Tinha a ideia de que seria uma tarde descansada, entre bonecos, conversa e copos, mas enganei-me. Aquilo não é para pessoal molenga.
À hora combinada, vieram as instruções: "Têm 3 horas para desenhar e depois voltamo-nos a encontrar aqui para mostrar os desenhos uns aos outros."
Até aqui tudo bem. O pior foi que toda a gente seguiu as indicações à risca. No espaço de segundos, todos os participantes tinham encontrado um local para desenhar e já deviam ter o primeiro desenho feito quando eu me sentei. Só para terem uma ideia, é gente que vai dos 0 aos 100 em 3 horas. Eu, que ainda estava a pensar que a primeira hora era para beber um copo, a segunda para desenhar e a terceira para a despedida, precisei de alguns segundos para me recompor. Lentamente, refiz-me do susto e comecei a desenhar.
Acho que desenhei, em três horas, o que desenharia em três semanas. Sim, descobri que, por volta do 17º desenho, a mão já mexe sózinha. Só não tive tempo para perceber se se pode adormecer e continuar a desenhar. Para a próxima vou tirar essa dúvida.
Volvidas as três horas, a malta voltou a juntar-se toda para mostrar os desenhos e dar dois dedos de conversa. Também houve tempo para a tradicional foto de grupo onde todos abrem o caderno com um desenho do dia. Folheei os meus vezes sem conta e não encontrava nenhum desenho ao nível dos outros participantes. Mas também não me preocupei. Por ser um encontro de gente que apenas quer desenhar para se divertir e passar um bom bocado, sem preocupações de fazer grandes obras de arte? Não, porque os desenhos a lápis geralmente não aparecem nas fotos. Basicamente, acho que na foto sou o cromo que parece que não fez nada no caderno a tarde inteira. E ainda por cima, toda a gente desenhou veleiros menos eu...
Mas final do dia, fiquei mesmo contente por não ter sido um encontro de gomas. Se me tivessem dito que tinha três horas para comer gomas, provavelmente a esta hora ainda estaria na casa de banho de Santa Apolónia.

5 comentários:

  1. Isso era coisa para me acontecer!! :D

    ResponderEliminar
  2. Também era para ter ido ver :P
    És tu que fazes estes desenhos que estão espalhados pelo blog? :O

    ResponderEliminar
  3. Lois, eu falei por experiência própria... :D

    MaR, perdeste um grande espectáculo! (sim, sou eu que faço os bonecos! pensei que já tinha dado para perceber... ;) )

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu percebi! :)
      Normalmente sou pessoa dada a ter esse tipo de experiências! :D

      Eliminar
  4. O texto está muito engraçado, assim como o desenho escolhido.
    No meio de todo o calor e pessoal ainda deu para uns desenhos e troca de ideias.
    Os mastros e os cabos dos veleiros é que se tornaram um desafio para a paciência. Gosto do blog.

    ResponderEliminar