terça-feira, 3 de julho de 2012

Aveiro é uma cidade de gente muito à frente


A brincar a brincar, já vivi em várias cidades do nosso país desde que comecei a trabalhar. A primeira onde trabalhei a sério, e que por isso me vai ficar sempre na memória, foi Aveiro, já lá vão 5 anitos.
Curiosamente, no ano e meio que lá vivi, o trabalho que tinha era tão a sério que, basicamente, a minha vida era casa-trabalho e trabalho-casa. Sim, era estagiário. Quando saí de lá, praticamente não fiquei a conhecer ninguém de lá e mesmo grande parte da cidade me passou ao lado. Em Aveiro, o que melhor fiquei a conhecer foi o caminho para lá chegar e o caminho para sair.
Mas como dizia o Steve Jobs, é muito engraçado olharmos para trás e vermos como os pontos do passado da nossa vida se ligam tão bem.
No passado sábado dia 30 de Junho, quando me preparava para sair de casa para levar a familia à inauguração da exposição que tenho por Aveiro, no Café Riff, o meu pai, avisou-me:
"Olha que o GPS não está bem. Tu sabes dar com aquilo?" (Sim, o GPS do meu pai é do sexo feminino e também tem os seus dias. Quando não está bem, nem vale a pena perguntar...)
E foi aí que, num momento de grande intensidade dramática, eu, um gajo que se perde no caminho de casa para o Centro Comercial, pensei:
"Sei."
E foi graças a ano e meio a rumar a Aveiro à segunda-feira, que só chegámos uma hora atrasados. Pode parecer pouco, mas foi o suficiente para nos cruzarmos com a malta do café Riff antes de fecharem o café para o jantar. Aquilo é malta com muito boa onda. Receberam-me bem e nem me insultaram por chegar atrasado, o que mostra bem o nível de pessoas a que eles pertencem.
Depois do jantar num restaurante típico da cidade de Aveiro, o "Serra da Estrela", fomos, finalmente, conhecer o Riff. Um espaço único em Aveiro onde, para além de uma escola de música, há exposições e um bar, sempre com música.
Aconselho vivamente. Mas se lá forem, não façam caso de um desenho a marcador de feltro feito numa parede de vidro que lá está no bar. Foram eles que me pediram para desenhar. E ao preço que está o álcol para apagar aquilo, receio que eles possam não o apagar e comecem a perder clientes.
Depois não digam que eu não avisei. Eu só quero o vosso bem...

4 comentários:

  1. Fiquei com curiosidade em conhecer :)

    ResponderEliminar
  2. Não estou a ser minimamente tendenciosa (nada, nadinha) mas realmente o pessoal de Aveiro é para lá de espectacular :P

    ResponderEliminar
  3. Parabéns e o camano! E é isto...

    ResponderEliminar
  4. Catarina, mal vi o teu nome, achei logo que serias uma pessoa super inteligente!

    Estupidez, é sim senhor!

    POC, aquele abraço!

    ResponderEliminar