sábado, 16 de agosto de 2014

O curry de lentilhas do Chef Quico é o melhor que já comi

Uma das coisas boas de passar montes de algum tempo no facebook é que, de vez em quando, aparece um passatempo de uma página qualquer onde a única coisa que é preciso fazer para ganhar um prémio (quase sempre da treta) é fazer um comentário num post dessa mesma página.
Num destes dias, no imenso pouquíssimo tempo que estive ligado tive a sorte de ver um desses passatempos, que não podia ser mais simples: os primeiros 5 a copiar uma frase do post da página e a colá-la em comentário ganhavam um convite duplo para a ante-estreia do filme "A viagem dos cem passos".
O filme tinha aspecto de ser fraquinho. Ainda por cima, porque carga de água haveria eu de querer ver um filme sobre culinária quando, diariamente, para ganhar o direito a poder ver futebol a vontade ver a Maria feliz me fazia sujeitar a 2 horas de MasterChef, Chef's Academy, The Taste, Hell's Kitchen e Pesadelos de Ramsey? A resposta era simples: porque era à borla. Aliás, por este preço, nem que o filme fosse sobre a depressão pós-parto de uma mosca da fruta eu deixaria de concorrer.
Fiz o comentário no post (fui logo o primeiro) e esperei dois segundos. Por estranho que parecesse, não estava a haver uma inundação de comentários. Estranhei mas mandei uma mensagem à minha irmã, que também passa lá montes de tempo estava ligada por coincidência, para lá por o comentário e ela também ganhou o bilhete duplo. Horas mais tarde, só 6 pessoas tinham comentado, e todas tinham ganho - até se davam ao luxo de oferecer mais prémios do que o que tinham anunciado... Das duas uma: ou as pessoas tinham ido todas para a praia ou... ou tiveram milhares de imprevistos de última hora que as impossibilitaram de concorrer. Ninguém no seu juízo desperdiça um prémio à borla.
Assim, com as expectativas nos píncaros, lá fomos ver o filme: eu, a Maria e a minha irmã.
À chegada, perguntei onde deveríamos levantar os bilhetes e informaram-me que... nem bilhetes havia. "É só ir para fila e dizer o nome." Bonito. Olhamos para a fila e vemos... 6 pessoas a olhar para o tecto. Espectacular. Nessa altura, o que me consolava é que havia milhares de pessoas a regressar a casa depois de um dia de praia a chorar baba e ranho por não terem visto esta oportunidade única por estarem numa qualquer praia a divertirem-se apanharem um escaldão. Bebemos um cafezito para ganhar coragem (e dar tempo à fila de entrar na sala, claro) e lá fomos nós, uns minutos já depois da hora marcada - sim senhor que só concorremos porque foi à borla mas não convém dar um ar de desesperado.
A sala do fime era daquelas em que se entra de costas para a plateia e se tem que percorrer um corredor até ao pé da tela para depois dar meia volta e subir umas escadas até ao lugar. Ao entrarmos, quando já me preparava mentalmente para dormir uma boa soneca, aparece-nos ao fundo do corredor o Chef Quico (o tipo do Chef's Academy e dono do restaurante O Talho) vestido com a sua jaleca, que, ao ver-nos, se dirige a um funcionário da sala e diz:
- É melhor mais uns minutinhos que ainda há gente a chegar. Já se sabe como os portugueses são...
Passamos pelo homem (eu agradeço-lhe a amabilidade sem saber bem porquê - mas se é famoso agradece-se) e viramo-nos para a plateia para nos sentarmos e é aí que a realidade nos atinge: o raça da sala estava à pinha e o homem estava ali com o seu ajudante sous chef para dar uma aula de cozinha masterclass antes do filme.
Sentamo-nos na única fila onde ainda cabiam 3 pessoas juntas e, 5 minutos depois, o homem começa a cozinhar lentilhas picantes com frango curry de lentilhas com peito de frango e chutney de masala de especiarias, frutos secos e sultanas picadas com pele de frango estaladiça frita numa cozinha improvisada junto à tela. Caramba, uma pessoa esforça-se por ganhar um bilhete de cinema para ter uma noite diferente do normal (sou bombardeado todos os dias com o "nunca fazemos nada diferente...") e, no fim, é tudo igual: o mesmo programa, o mesmo apresentador, as mesmas roupas, as mesmas piadinhas e até os mesmos comentários da plateia ("Ah, viste como ele preparou o chutney? E a masala de especiarias? Que coisa espectacular!"). Ok, talvez não tenha sido bem igual: em casa a única coisa que se engole a ver os programas de cozinha é a própria saliva, aos litros. Ali toda a gente teve direito a um copinho com uma amostra daquilo que o homem estava a cozinhar.
Depois da aula veio o filme. Com a produção da Oprah Winfrey acho que tinha obrigação de ser mais do que uma história em que um pobretana tem um dom para a cozinha e chega ao topo a cozinhar comida que parece que dá um orgasmo a quem a come, mas pronto, o copinho de lentilhas deu para aguentar o filme. Quer dizer, deu para aguentar os primeiros 5 minutos. E passar o resto a perguntar à Maria: "Vais comer o teu? Vais comer o teu? Vais comer o teu? Vais comer o teu?"
Não sei como é que ela fez, mas o copinho dela durou 3 dias cá em casa e devia ter sensores de alarme altamente disfarçados porque sempre que me aproximava a menos de 10cm, ela descobria.

De tudo isto, o mais importante é que, da próxima vez que alguém me pedir uma sugestão para um restaurante, eu vou dizer do alto da minha arrogância (e com um tom de indiferença na voz):
"Já foste ao do Chef Quico? Comi há dias um curry especialmente preparado por ele que estava uma delícia."
(Tenho é que ficar a torcer para que seja alguém que ainda não tenha ido ao restaurante do homem. Porque se me responderem que esse já conhecem, não me parece que sugerir o Mac os impressione, se bem que o novo hambúrguer é bem bom...)

1 comentário:

  1. Este comentario nao tem a ver com este post. Nada contra as lentilhas mas pra mim cinema so com pipocas :)
    Vim so dizer que nao tem q agradecer te-lo sugerido á Cocó. Quando ela falou em novo header lembrei me logo de si. Acho que leio pelo menos um blog cujo header foi feito por si (sou mais chata que tu) e acho que está muito fixe.
    Já agora... voltar a escrever, não?? É que parecendo que não ja passou mais de 1 mês. Isto não são maneiras de se tratar a clientela :)

    ResponderEliminar