quarta-feira, 8 de maio de 2013

Somos todos feitos do mesmo


Outra das coisas que mais gosto no facebook (nota-se muito por este post e pelo anterior que tenho passado algum tempo no facebook? já tentei o twitter mas acho que as postadas lá até fazem eco, de tão vazio que aquilo é) é a possibilidade que nos dá de conhecer e conversar com imensas pessoas de outros lados do Mundo. E o que mais me admira sempre é o quão parecidos na maneira de ser todos nós somos.
Tenho falado com tipos em Espanha, Irlanda, Angola, Moçambique, Marrocos, entre outros, e as semelhanças são impressionantes. Oiço pessoas a dizer que fora do nosso país há diferenças culturais muito grandes mas, pela minha experiência de conversas no facebook vida, aquilo que posso concluir é que as pessoas destes países, por incrível que pareça, têm uma maneira de ver a vida muito parecida com a minha, idades muito parecidas com a minha, estudos muito parecidos com os meus e até algumas andaram nas mesmas escolas que eu mas o mais surpreendente (e disto não estava nada à espera) é que muitas delas nasceram no mesmo que sítio que eu. E todas falam português correcto.
Daqui só posso tirar uma de 4 conclusões possíveis: as pessoas de todo o Mundo nasceram todas na década de 80 e passaram a vir ao nosso país para aproveitar o excelente sistema de ensino e aprender a nossa língua e voltar ao país de origem; há alguém a conversar comigo a fazer-se passar por outras pessoas para me castigar daquilo que eu fazia no mIRC há anos; só ando a conversar com colegas meus que imigraram ou então sou só mesmo um idiota. Estou indeciso entre duas mas como sou um idiota não vos vou dizer quais. Bolas, acho que acabei de dizer uma delas...
Estava eu nesta dúvida existencial quando a آناهیتا میم.ب, (para quem não domina persa, isto lê-se Anahita) cuja imagem de perfil era um desenho de uma rapariga com um gato, meteu conversa comigo no facebook para me pedir um like na página dela. Fiz-lhe o like e pedi-lhe o mesmo. É impressionante o entendimento que se consegue ter com alguém escrevendo só o link da nossa página, um smile e um ponto de interrogação.
Perguntou-me, depois, em inglês, se eu era espanhol (caramba, devo ter feito o boneco demasiado amarelo moreno), respondi e perguntei-lhe de onde era. Disse-me que era do Irão e não perdi a hipótese de brilhar: "Ah, isso aí é mesmo como no filme Persepolis?" Para eles, esta pergunta deve ser o equivalente a "Portugal? Cristiano Ronaldo?" porque a rapariga respondeu logo com enfado, dizendo que o filme retrata o Irão de há 30 anos e que agora não tem nada a ver. Mesmo assim, ainda a medo, perguntei-lhe como era a vida lá, especialmente para as mulheres, e fiquei meio aparvalhado. Pronto, ok, fiquei completamente aparvalhado. Parece que a vida lá é bem boa. Há emprego para todos, recebem imensos emigrantes qualificados lá, o país está a modernizar-se, têm grandes obras em curso (vão ter metro em 3 cidades), as mulheres têm liberdade como os homens (ela está a tirar arquitectura e a mãe é engenheira mecânica e a cena do lenço na cabeça é opcional) e a maior parte gosta de lá viver. O único problema são os governantes idiotas e a mania das bombas nucleares, que fizeram com que os preços das coisas disparassem por causa dos embargos internacionais.
Não sei porquê, mas tirando as semelhanças óbvias: governantes idiotas, o embargo internacional e o metro em 3 cidades (Lisboa, Porto e sei que há noutra mas não me consigo lembrar qual...), fiquei com a ideia de que o Irão pode ser um país bastante atractivo.
E sim, eu estava certo: as pessoas de todo o Mundo são mesmo muito parecidas. :)

6 comentários:

  1. Se lhe tivesses falado antes do filme 'A Separação' tinhas feito melhor figura :)

    Tita

    ResponderEliminar
  2. É o tal ditado " O mundo é tão pequeno".

    Muito bom post!

    ResponderEliminar
  3. Também tenho um amigo Facebookiano desses lados, vive me Bagdad, é colega de profissão, aliás foi numa página internacional da nossa profissão que nos "conhecemos" é um cavalheiro :) Gosto de falar com ele, e ele também me diz algo semelhante, os líderes politicos é que são uns atrasados, mas bem vistas as coisas, tens razão, até nisso acabamos por ter opiniões semelhantes com pessoas de outras partes do mundo :)))

    ResponderEliminar
  4. mIRC! No laboratório estava a conversar com um colega que está e mestrado, até que eu falo do mIRC!
    - "Ah, o mIRC na altura era a nossa janela para o mundo!"
    - "O quê? Ircas?"
    - "Não. m-Iiiirc"
    - "Não sei o que é isso"
    - "mIRC, carambas. Qual foi a tua primeira rede social?"
    - "Sei lá. Hi5?"

    E foi assim que senti uma década a dar-me uma chapada de luva branca.

    ResponderEliminar
  5. Se ao nos rirmos das mensagens do teu blog, somos todos parecidos, então eu incluo-me nesse grupo!
    Dei com o teu blog por acaso e estou a adorar! Já está nos meus favoritos!!! Convido-te a dares uma vista pelo meu. Não, não tem grandes piadas, excepto uma ou outra mensagem com uma pitada de ironia ou sátira, mesmo assim serás bem vindo.

    http://pensara-eu.blogspot.pt/

    ResponderEliminar