quarta-feira, 17 de abril de 2013

A minha primeira vez

Este sábado "dei" o meu primeiro workshop sobre Diários de Viagem, em Sintra. Foi um bonito dia de sol a passear e a retratar, num caderno, por escrito, em desenho, em pinturas e colagens as paisagens visitadas, não do ponto do vista visual mas sim emocional. Não faço ideia o que isto quer dizer, mas achei que ficava bonito, prontos.
De todo o workshop, a conclusão a que cheguei foi que os professores deveriam ser dos profissionais mais bem pagos de toda a sociedade. Digo isto porque ensinar é muito mais difícil do que parece e porque me dava jeito que a Maria fosse aumentada.
É que não basta saber sobre a matéria. É preciso saber passá-la sem dar "seca", fazer exercícios criativos mas com conteúdo, elogiar ou corrigir os trabalhos dos "alunos", ter cultura para falar abundantemente sobre o tema que se está a "ensinar" e sobre os milhares de derivações que o tema pode ter, respeitar o ritmo de cada "aluno" sem perder a noção do tempo e manter, dentro do possível, a plateia animada e motivada. Felizmente, neste último aspecto, o meu repertório de idiotices piadas nunca me deixa ficar mal.
No fundo, é como ter 23 bolas no ar e não deixar cair nenhuma, coisa que nem mesmo o Batatinha conseguia fazer na perfeição. Agora que penso nisso, acho que nem o Companhia, quanto mais...
O balanço foi muito positivo e a experiência é, sem dúvida, para repetir. Para as próximas edições até já tenho uma lista de pequenos ajustes a fazer. Um deles é chegar mais cedo à Fábrica de Queijadas da Sapa.
Dá cabo do ânimo a qualquer pessoa chegar lá e ver que os travesseiros estão esgotados e ainda ter que ouvir a empregada dizer: "Pois, é que são tão bons que vão num instante...".

3 comentários:

  1. Iam à Piriquita! E desenhavam um dos travesseiros... ou o prato vazio já só com as migalhas. :)

    ResponderEliminar
  2. Tiago,
    Também registei a nossa "aventura" do dia 13 no meu blog http://paodecereais.blogspot.pt/2013/04/caderno-de-viagem.html
    Gostamos muito e esperamos repetir!

    ResponderEliminar
  3. traveseiros esgotados????? isso é um crime :D
    valeu o WS pela certa :D

    ResponderEliminar