sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Há sempre uma linha


Há uma linha que separa o cansaço intelectual da insanidade mental e, penso eu, cada pessoa saberá onde traça a sua. Eu sei precisamente quando ultrapasso a minha. E é quando me sento no sofá, ligo a televisão, está a dar o Glee, uma série sobre estudantes do secundário que falam uns para os outros a cantar, e eu aguento mais de 10 minutos sem mudar de canal. Hoje estive 12 minutos e 24 segundos a ver um gajo a cantar com voz de falsete porque levou pancada dos colegas da escola (o falsete deve ser por lhe terem acertado num certo sítio) e não fosse ter baba a escorrer-me da boca, acho que ficava a ver aquilo até ao fim.
Felizmente não atinjo este ponto de exaustão muitas vezes. Mas quando tenho trabalhos para entregar que me obrigam a ficar fechado em casa durante uma semana, já sei no que é que vai dar. O problema é quando uma pessoa ignora os sintomas de aviso. Por isso, e como já vou tendo alguma experiência no assunto, vou deixar aqui uma lista de sintomas para que, quem tiver que ficar muito tempo fechado em casa, ou no escritório, a trabalhar, possa identificar e parar de imediato o que está a fazer, para não ter que passar por sofrimentos como aquele que eu passei.
Então, cá vai:
1 - No papel trabalha-se com lápis, caneta e borracha. No computador é com o rato. Não vale a pena desesperar porque fecharam o caderno onde estavam a desenhar ou a escrever e se esqueceram de carregar no botão "Save". A sério, o caderno não tem. Assim como também é escusado procurar na folha de papel o botão "Undo". Isso é no computador. No papel usa-se a borracha.
2 - O que aquece a comida é o microondas. O frigorífico arrefece-a. Não vale a pena por um prato de comida no frigorífico e depois ir à procura do botão para regular o tempo na porta do frigorífico. Ele não está lá.
3 - Quando se está fechado em casa, por incrível que pareça, o tempo continua a passar. Não vale a pena discutir a data do dia em que se está com uma pessoa que esteja a fazer a sua vida normal. O mais certo é não se ter razão.
4 - Se o mastigar de salada de alface macia da Maria, ao jantar, mais parece o barulho de um exército a marchar, respirem fundo. Como no fim do dia os olhos já mal conseguem ver, a audição fica mais apurada. Mas, na verdade, aquilo mal se ouve. A sério. Pronto, ouve-se um bocadinho, mas não é caso para dramas.
5 - Apesar de se passar o tempo em casa, tomar banho continua a ser importante. Se, por um segundo, o pensamento "Se calhar nem vale a pena tomar banho, nem vou sair de casa!" ocorrer, o caso está a ficar grave.
Com a identificação destes sintomas, só chegam ao Glee se não lhes derem importância. Ou se forem mulheres. Ou se... pois, nada.
Mas se lá chegarem, sejam fortes, desliguem a televisão e rezem. Eu sobrevivi. Mas não garanto que todos consigam.

10 comentários:

  1. Eu arrumo muitos copos no frigorifico... Saidos da maquina de lavar ou do lava-loiça, direitinhos para o frigorifico... e pratos, idem!

    (fartei-me de rir ahahah)

    ResponderEliminar
  2. Eu devo estar pior...passei a tarde a ver o canal do parlamento.

    ResponderEliminar
  3. Se estiver na cozinha nessas alturas de cabeça meia vira, salve-se quem puder.

    ResponderEliminar
  4. Também é interessante pôr creme de barbear no cabelo a pensar que é espuma, ou meter WC Pato no compartimento do detergente da máquina de lávar loiça! :))) Já fiz ambas as habilidades, de que resultou um cabelo medonho e a loiça toda cheia de manchas brancas...

    ResponderEliminar
  5. Detesto o Glee, altamente enervante.

    ResponderEliminar
  6. Adoro o desenho da Sé de Coimbra. A minha Sé. Passei muitos dias em casa a olhar para a Sé, em vez de olhar para os livros...

    ResponderEliminar
  7. ahahaha...eu nem sei o que série é essa! Relevo aqui a minha ignorância!

    ResponderEliminar
  8. Lia, bem, já somos dois!

    Tétisq, isso já é fase terminal... :)

    A Menos, é o sítio mais perigoso da casa toda. Sem contar com a cama do quarto, claro!

    Miú, não estou a ver o problema! ;)

    S*, ui, nem me digas nada.

    Miss S, e as serenatas? Bem, é melhor nem pensar muito, senão...

    Maria, se não sabes é porque tens uma vida interessante! :D

    ResponderEliminar
  9. Miss S fomos duas...ainda por cima eu morava ali mesmo ao lado... :)

    ResponderEliminar
  10. ou quando se abana a borracha com esperança que o rato mexa!

    ResponderEliminar