segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Medo de dentistas, eu? Ná...


Nestes últimos 4 dias, tenho andado a braços com uma valente dor de dentes. Tenho um dente do sizo, a tentar furar a gengiva, que ainda não se apercebeu de que não há espaço na minha vida para ele. E já nem sequer é a primeira vez que ele tenta. E até já sei que quando este parar com esta mania, tenho mais 3 à espera para fazer o mesmo número.
Como se diz que são dentes que só conseguem nascer na vida adulta, quando a pessoa já tem juízo (ou sizo), para tratar destas dores só vi duas hipóteses: ou aumentar o espaço na boca, ou ganhar juízo. Perante a impossibilidade de concretizar qualquer uma das hipóteses, temi o pior.
Foi então que me lembrei do meu Plano de Combate às Maleitas. Foi um plano que defini precisamente para alturas de desespero e que resulta sempre. Em apenas 6 passos cura qualquer maleita. E como sou uma pessoa solidária com os que sofrem, aqui ficam as 6 medidas que mudam a vida de uma pessoa quando surge uma dor. É seguir os passos e parar quando a coisa tiver tratada. Nem sequer é preciso ir até ao fim. (aliás, se for preciso ir até ao fim é porque a coisa está mesmo má...)
Cá vai:
1 - Apareceu a dor. É borrifar no assunto.
2 - Borrifar no assunto, estranhamente, não o resolveu. Tomar um analgésico.
3 - O analgésico não está a fazer nada. Deixar de tomar e fazer de coitadinho para a Maria fazer uma canjinha.
4 - Gaita. Afinal o analgésico estava mesmo a fazer alguma coisa. Voltar a tomar.
5 - A dor não diminui. Dar uma lição ao corpo para que ele perceba que não pode agir como se fosse um miúdo mimado. Ele é meu, por isso tem que me obedecer.
6 - O corpo já não me respeita. Ir ao médico...
Neste momento estou no ponto 5. É um dos pontos mais importantes deste plano e tem que ser adaptado à maleita em causa. Se for bem realizado, o problema acaba aqui. Mas não se pode desistir à primeira. É que o ponto 6... é melhor nem dizer.
No meu caso, cumpri todos os pontos à risca atá ao 4. No ponto 5 cometi um erro de principiante. Pensei para comigo: "Se me está a doer uma parte do corpo, vou fazer com que todo o corpo me doa para ele perceber que tem que parar com a dor de dentes, porque senão é pior para ele." Pensei pedir à Maria que me desse um valente enxerto de pancada, mas como tinha receio que ela se entusiasmasse, calcei as sapatilhas e fui correr. Por incrível que pareça, durante um dia, não me doeram mais os dentes. Sim, todo o corpo me doía. O dente perdeu o protagonismo e deu-me algum descanso. O pior foi que, ao fim de algumas horas, a dor de corpo passou e o dente voltou em força. Eu sabia que estava na direcção certa, só me estava a escapar qualquer coisa.
Sentei-me no sofá a descansar e foi então que vi na televisão a publicidade de um elixir a fazer uma explosão dentro da boca. Vi logo que era mesmo aquilo que o meu corpo precisava para aprender a comportar-se. Uma explosãozinha dentro da boca para aprender a perder a mania.
E assim foi. Comecei a usar aquilo e agora sou um tipo totalmente novo. Se aquilo me curou a dor de dentes? Não. Se já consigo comer com o lado direito da boca? Nem pensar nisso. Nem lá perto. Mas quando bochecho com aquilo, fico com a boca tão dormente que não sinto nada do que se passa dentro dela. Quando uso, até as lágrimas me vêm aos olhos, porque me custa tratar assim o meu corpo, mas ele merece.
Assim que a dor começa a voltar, tumba: mais um bochecho da coisa e pronto. Mal seja que o dente não se farte de levar com aquilo. Agora é ver quem desiste primeiro. E eu acho que sei quem vai ser.
Só tem é um problemazito: ficasssse a falar à ssssopinha de masssssa.

19 comentários:

  1. Deixa-me adivinhar? Listerine Total (aquele lilás)? Sim, até vêm as lágrimas aos olhos e quando deitamos fora depois de bochechar, até se ouve aquilo a ferver pelo cano abaixo...

    ResponderEliminar
  2. Pussy... Eu arranquei os 4 dentes do siso que, tal como os teus, não tinham percebido que não cabiam no espaço que lhes estava reservado! Mais, numa das extracções dentárias, a assistente do dentista nunca mais vinha para me aspirar, o dentista já estava a meio caminho da extracção e eu a salivar que nem... que é que eu fiz? Aspirei-me a mim própria, pois claro... No fim, estranhamente, não tive desconto pelo trabalho que tive. Bolas.
    Pronto, isto tudo para te dizer que foi o melhor que podia ter feito porque nunca mais tive esses episódios de dores do outro mundo. :)
    Toma um Xanax, vai ao dentista e, acaba lá com isso.

    ResponderEliminar
  3. Eu também tinha medo de dentistas, mas este ano tive de ir meia dúzia de vezes lá porque deixei arrastar uma situação. E assim aprendi, da pior forma, a lição. Porque para além do desconforto em lá ir doeu-me e muito na carteira!

    Nem LMFAO vê lá...

    ResponderEliminar
  4. como eu te percebo :) sou exactamente igual :)

    Di*

    ResponderEliminar
  5. Eu também andei a arrastar o tratamento de um dente por causa do meu pavor de dentista!
    O problema foi que a coisa se foi agravando até que eu, depois de já andar há quase 1 semana a analgésicos, passei 2 noites em claro com as dores (os analségicos já n faziam nada) e a dor só passou no momento em que a dentista me deu a anestesia!
    É claro que depois da anestesia o tratamento não doeu nada... é sempre assim, mas pronto... eu nisto ainda me comporto como uma criancinha medrosa... :) O que vale é que a minha dentista já me conhece desde miúda e tem paciência para me aturar! :)

    ResponderEliminar
  6. O único pavor que tenho em relação a dentistas, é ter uma dor de dentes e só ter consulta na semana seguinte.
    Por vezes há tratamentos que custam. Eu já matei um dentista que me desvitalizou o dente antes de a anestesia "pegar". Roguei-lhe uma praga que o gajo morreu um mês depois, num acidente de automóvel (a sério lol). Mas a ter de andar uma data de tempo a sofrer, prefiro sofrer tudo nuns minutos. xD

    ResponderEliminar
  7. Os dentes merecem ser muito bem tratados, até porque quando resolvem doer a coisa fica preta.

    ResponderEliminar
  8. Vai mas é tirar os sisos que isso passa. E se quiseres sofrer a sério, pede para ser sem anestesia... :)

    ResponderEliminar
  9. tenho tanto mas tanto medo de dentistas pareço uma criança :)

    ResponderEliminar
  10. Talvez escovar os dentes com a pasta sensodyne ajude...(tenho pavor de ir ao dentista...).

    ResponderEliminar
  11. Experimenta mesmo com bagaço em vez de andares com esse elixires!! :) É mais saudável não leva corantes...e se engolires um pouquito de cada vez, vais ver como a vida te parece melhor!!!

    ResponderEliminar
  12. Então e quem empanca logo ali no ponto 3 do teu fantástico Plano de Combate às Maleitas porque não tem uma Maria em casa que lhe faça a canja, hein?

    ResponderEliminar
  13. Moimeme, é dos verdes. Se achas o roxo forte, experimenta o verde! :)

    Beta, tá na hora de me fazer um homenzinho, tá...

    V*, tenho reflectido longamente nisso.

    Di*, já não me sinto tão só!

    Cafeína, tou quase nesse ponto. Quase quase quase.

    Runaway, quero ser sempre teu amigo, tá? :)

    S*, por coisa, entenda-se "dentes"...

    Vespinha, quero-me fazer homem mas nem tanto. ;)

    Palco, és tu e eu!

    Redonda, não me parece que ajude muito a sossegar um dente que ainda está debaixo da gengiva. ;) Eu sei, eu sei, listerine também não... Mas eu gosto de me enganar...

    Maria, e aposto que a partir do meio da garrafa já tenho mais com que me preocupar do que as dores de dentes!

    Madmoiselle Moustache, não havendo Maria, tens que tentar um Manel. Senão, com mãe ou pai, o Plano também funciona!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Desculpa lá, mas eu não sou "Madmoiselle", sou a Mam'Zelle, mesmo. ;)

      Conclusão, comigo esse plano não funciona...

      Eliminar
  14. Aconselho o dentista, com o minimo de receio possivel, já saquei os 4 dentes do siso e a paz regressou aos maxilares.
    Só custa mesmo o primeiro, encontra uma dentista simpática.
    No meu caso deixei andar e por não ter espaço entortou todo o alinhamento dos dentes de baixo.
    Coragem e determinação, força, quando estiver feito vais bater nas paredes a perguntar porque não o fizeste à mais tempo

    ResponderEliminar
  15. Eu se fosse a ti ia tratar de ver se não precisas de o tirar. E olha que eu sou da area e sei do que falo.

    ResponderEliminar
  16. "Se me está a doer uma parte do corpo, vou fazer com que todo o corpo me doa para ele perceber que tem que parar com a dor de dentes, porque senão é pior para ele." Pensei pedir à Maria que me desse um valente enxerto de pancada, mas como tinha receio que ela se entusiasmasse, calcei as sapatilhas e fui correr." - eu cá não tenho a lista do que fazer quando surge alguma coisa mas isto eu faço e resulta sempre xD

    mas em relação ao dentes, o melhor é arrancar logos os dentinhos do siso e vais ver que não vais ter mais problemas (pelo menos não com esses xD)

    ResponderEliminar
  17. Passei por isso há pouco tempo!
    E lamento informar-te que não adianta fingir que não vais ter de acabar por arrancá-lo... Porque vais!
    E sim, vai doer! Não na hora, porque a dose cavalar de anestesia que te deixa a falar como um atrasado mental não deixa, mas depois!
    Assim uns... três ou quatro dias! Ou mais! ehehe
    Pensa positivo! Vais poder comer muitos gelados! :D

    ResponderEliminar
  18. Mam'Zelle, desculpa, nem sei o que me passou pela cabeça para te chamar aquilo! ;)

    Marta, obrigadinho pelo conselho. O problema é que me parece que só vou saber se ele é simpático quando os dentes já cá estiverem fora...

    D., eu não sou da área e tenho a mesmo opinião que tu. :)

    éme, do mal o menos, certo?

    Lois, xiça, podias dizer isso com mais suavidade, caramba. Só tenho 30 anos... :) Vamos lá ver se depois os gelados compensam!

    ResponderEliminar