sexta-feira, 11 de maio de 2012

Esta viagem poderá mudar a vossa vida


Aqui há tempos, recebi um convite de uma agência de viagens bastante conhecida, a Papa Léguas, de Lisboa, para ser guia turístico de viagens de desenho, em Portugal e, em perspectiva, no estrangeiro. O conceito de viagem de desenho deles é bastante simples e consiste numa viagem de grupo, entre 5 a 10 pessoas, onde o objectivo é, antes de mais, ficar a conhecer mais um destino, mas também que, aquilo que desperte mais interesse a cada um dos participantes fique registado num diário gráfico, em desenho, texto ou, até, colagens e recortes. O grupo é acompanhado por um guia que, para além de conhecer o destino e definir os locais a visitar, irá incutir hábitos de desenvolvimento dos diários gráficos, com dicas, conselhos e técnicas de forma a que os desenhos, e os diários, saiam cada vez melhor.
E perguntam vocês: "Como é que a Papa Léguas, uma agência tão conhecida, quer que um tipo como tu seja guia deles?" E eu respondo: "É que eles acham que eu sei umas coisas, que eles não sabem, mas sabem que acham que eu sei e, querem que os participantes passem a saber."
E vocês voltam a perguntar: "O quê??"
E eu explico. Por exemplo, só para que se perceba que eu tenho conhecimentos avançados em desenho e desenvolvimento de Diários Gráficos, vou-vos deixar aqui, à borla, uma técnica infalível para conseguir desenhar uma pessoa antes que ela mude de posição. Ora bem, aqui vai. A técnica consiste em chegar ao pé da pessoa que se quer desenhar e dizer-lhe: "Tem um zangão na camisola. Não se mexa que senão ele espeta-lhe o ferrão e isso é uma dor do caraças." Funciona sempre. É preciso é ter algum cuidado para, no fim do desenho, dizer à pessoa que o zangão fugiu. Pessoas inexperientes podem esquecer esta parte e isso pode ser dramático.
Agora que já todos tiveram um flash das capacidades deste vosso guia, e perceberam o porquê da Papa Léguas me ter contactado, posso-vos adiantar que a primeira viagem já está marcada. A ideia é vir a fazer viagens em grande mas, para já, vamos começar por baixo.
Como a prudência assim o dita, a primeira viagem será, então, um cruzeiro, rumo a sul, por águas quentes e calmas. Será uma embarcação de luxo, dotada da mais moderna tecnologia, com um destino exótico, com vista para uma das mais belas e míticas cidades da Europa, palco de lendas e tradições.
Bem, acho que já todos adivinharam: a primeira viagem será de cacilheiro, desde Belém, em Lisboa, rumo à Trafaria através do rio Tejo, onde passaremos uma tarde de sábado bem passada com vista para Lisboa e, para esse tão conhecido, Terminal Cerialífero da Trafaria. A viagem será registada num Diário Gráfico e perdurará para sempre na vida de cada participante... Será no próximo dia 23 de Junho, sábado, com partida a seguir ao almoço e regresso ao final da tarde, e as inscrições podem ser feitas AQUI.
O custo deste cruzeiro será de 25€, o que me parece bastante competitivo se comparado com cruzeiros no Mediterrâneo e nas Caraíbas, que, muitas vezes, nem um gajo que saiba fazer uns rabiscos chegam a ter.

2 comentários:

  1. A minha capacidade de desenho é tão boa quanto a de analisar meteoritos em andamento.

    Mas muito nice. Estás em grande.

    ResponderEliminar