terça-feira, 10 de setembro de 2013

A motivação é o mais importante


Há muito por aqui quem diga que, em termos de tarefas domésticas, se não fossem as mulheres, os homens estariam bem tramados, já que as suas capacidades dentro de casa se resumem a saber abrir frascos e a ligar e desligar a televisão.
Como tudo isto não passa - obviamente - de uma cabala do sexo feminino, é preciso esclarecer de uma vez por todas este assunto. E, mais uma vez, parece que vou ter que ser eu.
De uma vez por todas - os homens são tão bons como as mulheres a fazer as tarefas domésticas. A diferença está só na motivação. E é aqui que as mulheres ganham vantagem. Vêm a motivação com muito mais facilidade.
Mas vamos a exemplos.
Esta semana que passou, a minha Maria saiu todos os dias antes do galo cantar e chegou já à hora do jantar a casa. Coube-me a mim, por isso, gerir o ninho durante estes dias. E foi aqui que começaram os meus problemas. Tive alguma dificuldade em encontrar motivação para as tarefas domésticas. Não é que eu não as saiba fazer, atenção.
Mas vejam: a gaveta da roupa interior tinha abastecimento para uma semana; na pia da loiça cabia imensa loiça suja até ser preciso alguma lavada; no corredor, junto à porta de casa, havia espaço para ir acumulando os sacos do lixo até ser mesmo preciso levá-los para o contentor; o chão da cozinha, com manchas de comida até se torna mais seguro porque não escorrega tanto... Acho que já deu para entender.
Agora, como eu sabia que ela chegava cansada todos os dias, encontrei aí a minha motivação para fazer eu o jantar. Sim, sim, todos os dias lhe fiz um petisco dos meus. Fosse massa com atum, arroz com atum, ovos mexidos com atum, piza do MiniPreço ou piza do Pingo Doce, não houve dia em que não a tivesse maravilhado com as minhas habilidades culinárias.
E a coisa estava a correr tão bem que eu até me estava a convencer de que era bom a gerir a casa. O problema foi que, a meio da semana, não consegui encaixar mais loiça suja na pia (encaixar pratos sujos uns nos outros sem tirar os talheres entre eles é uma arte) e a pilha começou a subir muito. Para além disso, esqueci-me de me certificar se a gaveta da roupa interior da Maria estava ainda abastecida... O que vale foi que consegui encontrar logo a motivação para tratar daquilo num instante.

- Ai de ti que logo à noite a casa não esteja um brinco. Não fazes nada, caneco. Tenho que estar sempre a pedir? Quando não sou eu a fazer, também não fazes nada, xiça. Pelo menos agora que chego tarde podias ajudar mais, não achas?

Só queria que as pessoas vissem. Dava para comer no chão e tudo. O brilho da casa via-se a quilómetros. É o que eu digo. A motivação é que importa. E eu nunca gostei muito de dormir no sofá da sala.

Sem comentários:

Enviar um comentário