segunda-feira, 3 de junho de 2013

A maneira mais cruel de um gajo ver que está a ficar velho


Este fim de semana fui a uma festa de aniversário e vim de lá a sentir-me mais velho e acabado que nunca.
Não foi por ser a festa do 1º aniversário do 1º filho da malta da faculdade nem por o miúdo olhar para mim como se eu fosse um serial killer e se agarrasse ao pai com quantas forças tinha, com aquele ar de quem deseja secretamente que o pai desse um enxerto de pancada ao gadelhudo que não parava de lhe querer pegar ao colo.
Também não foi por 75% dos meus colegas da faculdade que ainda não foram pais estarem de esperanças (ou a pensar tratar do assunto) fazendo com que toda a conversa girasse à volta desse facto, levando-me a saber coisas tão importantes como ser preciso tomar ácido fólico para engravidar (ainda não descobri se é só para as mulheres ou se é para os homens também) ou que amamentar dói (neste caso, apesar de ninguém ter dito, acho que só dói mesmo às mulheres).
E muito menos foi por a malta ter oferecido um triciclo da Chicco ao aniversariante, quando há uns anos teríamos certamente comprado um da Chiko ou mesmo daquela outra marca, a Xico.
Foi por uma coisa bem mais cruel, que mostra que o impiedoso ciclo da vida não perdoa ninguém.
A festinha teve direito a almoço no pátio da casa, para aproveitar o bonito dia de sol que estava. Antes do almoço, para acompanhar a conversa, bebi um copo de licor, ao almoço um copo de vinho e, a seguir à sobremesa e ao café, o tradicional digestivo. Tudo normal. O problema é que o meu fígado está farto de me aturar e mandou o cérebro resolver o assunto. Resultado - uma dor de cabeça como há muito não tinha.
E de nada valeu dizer à Maria que tinha sido por causa do sol na cabeça durante toda a tarde. A última coisa de que me lembro nesse dia foi de chegar a casa, aterrar no sofá da sala, tapar-me com um cobertor e ouvir a Maria:
"Já não tens idade para beber assim, caneco. Já devias saber."

PS: Ainda tenho uma secreta esperança que tenha sido por falta de treino. Tenho saído pouco. É por isso, de certeza. Tem que ser. Para a semana tenho um casamento e vou tirar este assunto a limpo. Assim a Maria deixe.

3 comentários:

  1. Tiago, adorei como sempre !!!! E não, não é falta de treino, é mesmo a idade..... não se incomode, acontece aos melhores......estou a brincar, o Tiago ainda é um "menino".... a Maria tem que o deixar is mais vezes aos treinos... beijinhos grandes !!

    ResponderEliminar
  2. Ahahaha eu também devo ser a única com o Síndrome de Peter Pan no meu grupo de amigos. Estamos todos quase nos 30, quase todos se casaram e estão a emprenhar ou estão em vias de se casarem para posteriormente emprenharem e moi même, além de ser a titia emprestada dos catraios, retrocede oito anos da sua vidinha e volta a ser caloira.

    :)

    ResponderEliminar
  3. Teresa, também acho. Uma pessoa distrai-se e o fígado fica preguiçoso!

    Alima, mas olha que ser caloira tem tantas coisas boas...

    ResponderEliminar