sexta-feira, 22 de março de 2013

Sardinhas não se discutem

Este ano cumpriu-se mais uma vez a tradição do Concurso das Sardinhas das Festas de Lisboa, com todas as fases que fazem parte deste concurso a serem escrupulosamente cumpridas. Assim é que é bonito ver as tradições serem respeitadas. 
A primeira fase do concurso é sempre a imaginação da sardinha a executar pelos concorrentes. Depois vem o rascunho do que se pretende fazer, a execução propriamente dita da sardinha na técnica escolhida, o envio das propostas para o júri, a apresentação dos resultados, o insulto forte e feio do júri pelos concorrentes que perderam e público em geral e, por fim, a exibição, no facebook e blogues dos concorrentes, das suas propostas de sardinhas, com um quê de injustiça à mistura, nalguns dos casos. Como se pode ver, já cheguei à última fase. 
Este ano, por aquilo que me pareceu, a indignação foi ainda maior. Centenas de comentários (alguns muito inflamados) a criticar o júri e as sardinhas escolhidas com o argumento de que "de certeza que em 6446 havia propostas muito melhores".
Nesses comentários, só vejo uma coisa de errado: faltam, quase sempre três palavras antes do insulto - a primeira é na, a segunda é minha e a terceira é opinião. É que não há mesmo volta a dar - todas as pessoas têm a sua opinião, tal e qual como as pessoas que compõem o júri. Todos os concorrentes o sabem à partida e, se concorrem, sujeitam-se a isso. Para além do mais, um trabalho artístico é sempre subjectivo.  Se o não fosse, não teria qualquer piada. Há pessoas que não vêem piada nenhuma numa pedra e outras que se emocionam quando olham para ela. E é por isso que muitas delas acabam mesmo pedradas.
Duvido muito que as minhas escolhas, caso fosse jurado, recaíssem sobre as dez sardinhas vencedoras. Mas também tenho quase a certeza de que, se uma das minhas ganhasse, eu não escaparia às críticas de meio mundo.
Caramba, se nem a Maria conseguiu ver ali um pastel de nata e duas colheres, acho que acabei por me safar de boa.

5 comentários:

  1. "Na minha opinião" as sardinhas deste ano estão mais frquinhas que as do ano passado. Adoro as ideias muito simples, lembro-me de uma sardinha com padrão de oleado de mesa de restaurante e o olho como uma nódoa de garrafa de vinho. Excelente.
    Mas a arte é subjectiva e importante é mesmo divulgar a cidade, o turismo e as festas.

    Quando olhei pensei que a sardinha era uma pizza com uma tesoura, "na minha opinião". Gosto do espírito deste bolgue!

    ResponderEliminar
  2. Eu vi logo o pastel de nata e as colheres... Acho que para "Sardinha de LISBOA" estava bastante original... Mas lá está: opiniões.

    ResponderEliminar
  3. as que escolho nunca ganham, mas já acontece o mesmo com as missPortugal/mundo e afins :D

    ResponderEliminar
  4. Eu não sei porquê tanto alarido só por causa de umas sardinhas.Mas para dizer a verdade nunca gostei muito de sardinhas.Nem sequer sabia isso acontecia.Mas proto,obrigada pela informação.

    ResponderEliminar
  5. Henrique, bolas, és o 3º tipo a dizer-me isso!

    Start, ufa!

    Filha, a que ganha é sempre a que pede a paz no Mundo. A Miss, claro!

    Fada, ora essa. De nada. Quando quiseres saber coisas interessantes, a porta está sempre aberta. A de saída, claro, porque aqui não se aprende grande coisa...

    ResponderEliminar