terça-feira, 19 de março de 2013

Dois homens às compras


Há 8 anos fiz a minha primeira tentativa de ter um blogue. Chamei-lhe SochochDiluidos (sim, o SonhosDiluidos já estava escolhido...) e atirei-me a ele cheio de vontade. Acabei por publicar menos que aquilo que tinha pensado porque dava uma trabalheira desgraçada e porque, sem o facebook de hoje em dia, era muito mais difícil criar interactividade com outras pessoas e ter alguma audiência.
Hoje voltei a lembrar-me do blogue por causa da última postada que lá escrevi em 2009 e que, ainda que com algumas diferenças, veio marcar o meu estilo de escrita. Era sobre a odisseia de dois tipos às compras - o meu pai e eu. Naquela altura, eu ainda era um tipo solteiro e aquela experiência fez-me alguma confusão. Agora, quando a reli, parecia o relato normal das minhas idas ao supermercado. Nem consegui perceber o que se passou ali de estranho.
Mas bem, como hoje é um dia especial, cá fica a lembrança do terceiro filho de 4 belos espécimes de ser humano, de um dia bem passado com o seu pai:

Fui às compras com o meu pai. Para evitar males maiores, a minha mãe teve o cuidado de fazer uma lista de compras - quando dois homens vão às compras sozinhos  isso é o mínimo que uma mulher pode fazer. Para bem ser a lista deveria ter a marca de cada produto e a prateleira do supermercado onde está - só assim a pressão psicológica de chegar a casa com as compras certas desapareceria mas os telemóveis também existem para alguma coisa.
À partida o desafio parecia simples. A lista tinha coisas básicas e tínhamos ali uma boa hipótese de causar boa impressão. Começámos bem: o açúcar, o chouriço (era pequeno - trouxemos dois), o leite, os iogurtes. As dificuldades começaram nas maçãs. Quando chegámos à frutaria a pressão sentiu-se no ar. O meu pai virou-se para mim e desabafou: 
"A mãe disse-me que só penso em mim quando compro maçãs porque as que levo são muito maduras." 
Por dois segundos ficámos os dois calados. Ali estava a evidência de que não seria desta vez que causaríamos boa impressão. Respondi-lhe:
"Olha estas, parecem-me bem."
"Hum, estas parecem-me melhores. São mais variadas."
"Ó pai, essas têm mau aspecto. Olha estas."
"Quanto é que essas custam?"
"Não sei, nunca nada tem o preço no sítio."
"Oh, escolhe lá mas é."
"Ó pai, eu não quero ter essa responsabilidade..."
"Oh, vamos dar uma volta e já cá voltamos..."
Meu Deus, a pressão exercida por uma mulher pode ser tal que até um homem como o meu pai que trabalha na Direcção Regional de Agricultura há 20 anos fica sem saber escolher maçãs...
Mas o terror ainda não tinha acabado. Faltavam os feijões. A lista indicava precisamente que deveriam ser feijões vermelhos em lata. Nada mais, nada menos. Mas estava escrito que não iríamos fazer boa figura. O supermercado só tinha feijões vermelhos em frasco. De resto tinha feijões brancos em lata e feijões pretos em lata. Espantado pela hesitação do meu pai, perguntei:
"Não há em lata levamos em frasco, certo?"
Ele olhou para mim lentamente e disse:
"A mãe pôs aqui que é em lata..."
"Mas ó pai, qual é a palavra mais importante: é lata ou vermelho?"
"Não sei..."
Qualquer semelhança entre esta conversa e uma conversa de dois miúdos de cinco anos é pura coincidência. É incrível a pouquíssima capacidade de tomar decisões que dois homens conseguem ter quando paira sobre eles a sombra de uma mulher.
Prevendo o impasse sugeri ao meu pai que ligasse à minha mãe. A resposta não tardou e não era nenhuma das que tínhamos pensado: deveríamos levar duas latas de feijão branco e dois frascos de feijão vermelho. As duas latas de feijão preto que o meu pai tinha posto no carro antes do telefonema voltaram para a prateleira num ápice.
Voltámos para casa meia hora depois. O meu pai com um ar meio triunfante meio amedrontado.
E eu a pensar: "Daqui a cinco meses estou casado."

Feliz dia, progenitor! (É como a malta lá de casa o trata.)

5 comentários:

  1. É uma bela história para recordar: o dia em que a mulher lá de casa domina o vosso dia de compras! :)

    ResponderEliminar
  2. Eu cá acho( sem ofensa) que teve muita piada em relação aos feijões.

    ResponderEliminar
  3. AHAH Fartei-me de rir com o teu texto!

    Lá em casa não acontece isso porque o meu pai é que gosta de ir às compras! :P

    E eu francamente tb gosto bastante de ir com ele. A minha mãe é muito lenta a escolher! O meu pai é como eu: rápido e eficaz! :)

    ResponderEliminar
  4. :)) Está o máximo (já me aconteceu algo parecido a fazer compras para a minha mãe)

    ResponderEliminar