quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Não é fácil mas vale a pena


Apesar de estarmos a entrar num ano que se prevê que venha a ser dos mais difíceis dos últimos tempos, acho curioso que seja, de longe, um dos anos em que mais casamentos vou ter. Quer dizer, agora que penso nisso, ter muitos casamentos no mesmo ano reforça a ideia de que vai ser um ano difícil... Bem, é melhor não pensar muito nisso.
Para além dos casamentos para os quais fui convidado a ir, também tenho tido vários casamentos para os quais tenho sido convidado a fazer o convite para os noivos convidarem quem bem entenderem, se é que me faço entender.
Fazer um convite de casamento é sempre uma tarefa meio complicada. Há sempre muitas expectativas por parte dos noivos da noiva e agradar acaba por ser complicado. Até porque é um dia que os noivos a noiva já imagina como vai ser há vários anos, incluindo o vestido, a quinta, a cerimónia e, claro, os convites.
O primeiro que fiz, como não poderia deixar de ser, foi para o meu casório com a Maria. Precisei de menos tempo para a indrominar a convencer a namorar comigo do que para lhe conseguir agradar com o convite. Foram 4 longos meses de rascunhos, de pinturas, de experiências, de eu-acho-que-está-bem-assins e ainda-não-está-bem-como-eu-queros. Também houve alguns já-tou-a-começar-a-ficar-farto-distos e bastantes caneco-nunca-fazes-como-eu-te-peços. Dois ou três não-estás-a-dar-importância-nenhuma-a-istos e algumas dezenas de peço-desculpas.
Aliás, a demora na concepção do convite até foi um dos motivos pelo qual convidámos as pessoas mais tarde que o costume. Algumas são capazes de ter ficado a pensar que as estávamos a convidar por obrigação por ter sido tão tarde, mas também não nos pareceu boa ideia dizer "Desculpe só ser agora, mas tínhamos algumas dúvidas acerca da posição do braço do boneco e da forma da boca da boneca no desenho do convite..." O que é certo é que a Maria mandou fazer um quadro com a ilustração do convite, por isso desconfio que a coisa correu bem.
Por isso, por ser uma coisa importante, faço sempre questão de perguntar aos noivos aquilo que pretendem que apareça no convite. A lista de coisas costuma ser interminável. No caso do convite que aqui mostro, os simpáticos noivos só me pediram para incluir referências à cidade onde vivem, ao local onde se conheceram, aos hobbies de cada um, aos meios de transporte de cada um, à fisionomia de cada um e à pintura do convite com os tons específicos da festa, por isso foi extremamente simples.
Bem, talvez tire o "extremamente". E já agora o "simples" também.

10 comentários:

  1. mas esta muito giro o convite. e sim reconheco q normalmente e sempre a noiva que tem tudo o q quer na cabeca, pode e nao saber explicar exactamente o q quer

    ResponderEliminar
  2. É sempre uma bela demonstração de narcisismo, não é?

    (tá impecável :) )

    ResponderEliminar
  3. Fantástico! Mesmo.
    É bom que tenha entrado algum :)

    ResponderEliminar
  4. Está muito giro... Tenho pena que há 8 anos atrás ainda não conhecesse essa tua faceta de desenhador, senão ainda fazias os meus convites. :)

    ResponderEliminar
  5. :D também já fiz duas (só dois :D ) ilustrações para convites de casamento :D e foi bastante divertido, mas conversei muito com a noiva :D até perceber o que se pretendia. Cheguei à conclusão que o noivo não decide nada, e no fim diz "está giro" :D

    ResponderEliminar
  6. Está muito original, diferente dos brilhos e alianças pirosas que povoam muitos convites. Parabéns*

    http://ovagoencanto.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  7. Ora ai está o melhor convite do mundo! :)

    Excelente trabalho Tiago.

    ResponderEliminar
  8. Olha está bem giro! Se eu não tivesse a minha mãe a pintar os meus tinha-te pedido...mas como tenho despesas controladas, optámos por a minha mãe pintar os cartões, e eu escreve-los a mão... uma coisinha mesmo simples...uns tem uma flor, outros uma cornucópia... :)

    ResponderEliminar
  9. MissLilly, isso pareceu-me conhecimento de causa! ;)

    Vic, é sim senhor. Obrigado!

    POC, um abraço!

    Beta, pode ser que voltes a casar... com o mesmo tipo, claro! ;)

    Dina, tal e qual!

    my precious L, obrigado!

    José, o prazer foi todo meu!

    Maria, o que é preciso é ser original!

    Dinha'&39, tens um nome esquisito. Mas não temas mudar que não é preciso.

    ResponderEliminar