quarta-feira, 18 de julho de 2012

Não há nada que uma minuta não resolva


Há dias fui ao Tribunal de Loures para tentar resolver um problema que me tem andado a chatear - ver de que forma posso cobrar uma dívida vencida já há algum tempo. O campeão que me contratou uns serviços (sim, tenho contrato e tudo...) deixou de me pagar e, curiosamente, também não atende o telefone nem responde aos mails.
Mas deixem-me que vos diga: anda por aí muita gente a acusar injustamente os tribunais de trabalhar devagar mas eu não concordo nada com isso. Eu fui despachado num instante:
"Primeiro tem que ir ao ACT. Só depois é que o processo passa para aqui."
"Mas se me pudesse explicar quanto tempo demora o processo e se tem custos..."
"Tem que ir ao ACT primeiro, como lhe disse. E tem que pagar logo para iniciarmos o processo. Pode pedir à Segurança Social que lhe arranje um advogado nomeado pelo ministério público mas só os indigentes estão a ter direito."
"Mas quanto tempo demora? E os custos são muito elevados? É que neste caso, acho que não há grandes dúvidas: eu tenho um contrato que foi cumprido da minha parte e do qual não recebi nenhum pagamento. Deve ser simples, não?"
"Já lhe disse que primeiro tem que ir ao ACT. Depois tem que pagar porque há aqui gente a trabalhar. As fotocópias custam dinheiro, sabia? E o tempo que demora não lhe posso dizer. O país está insolvente, caso não tenha reparado."
Com aquelas duas informações de tremenda intelectualidade, a senhora ganhou-me. Não só me informou que o país está em crise como ainda que as fotocópias custam dinheiro. Só fiquei na dúvida se o país estará em crise por as fotocópias nos tribunais custarem tanto dinheiro. Mas achei melhor não perguntar. Já tinha bastante informação nova para digerir para uma semana.
De regresso ao parque de estacionamento do tribunal, onde tinha deixado o meu carro, mais uma prova da rapidez da justiça: estacionar num parque praticamente vazio, mas reservado aos senhores doutores do tribunal dá multa. Já os carros estacionados na rua do mesmo tribunal, por cima dos passeios, e quase a entupir a circulação, não infringiam qualquer lei. Devo ter faltado a alguma aula do Código. Adiante. Como não podia deixar de ser, fui ao ACT. E, realmente, a senhora do tribunal tinha toda a razão: no ACT tiveram a bondade de me entregar uma minuta de carta que se deve escrever aos devedores nestas situações. Ainda bem que perdi mais uma manhã para ter direito a uma minuta. Perguntei se uma carta escrita por mim não teria a mesma validade mas a resposta foi peremptória:
"Não, tem que ser com esta minuta."
"E depois de isto ir para o tribunal, quanto tempo é que o processo pode demorar?"
"Um ano. É isso que têem estado a demorar."
Fiz mais uma pergunta, mas a senhora interrompeu-me logo:
"Não lhe sei dizer. O melhor é ir a outro serviço. Nas Amoreiras têem esse serviço."
Como ainda não tinha perdido a fé na senhora, voltei a tentar receber mais um esclarecimento, mas a resposta, apesar de pronta, não era bem o que esperava:
"Para saber isso, tem que ir à Segurança Social."
Estive para lhe sugerir mudar de profissão para guia em Lojas do Cidadão. Fazia sucesso, mas como teria mais trabalho, achei melhor ficar calado. Há pessoas que não gostam que as mandemos trabalhar.
No final desta luta toda, juntei as peças todas, reflecti e comuniquei, por sms (tive que o escrever sem a ajuda de uma minuta...), ao campeão que ia fazer a denúncia por carta ao ACT e ao tribunal.
Ainda não me respondeu. Mas aposto que deve estar cheio de medo.
Ai até aposto.

5 comentários:

  1. Kafkiano... mas agora se calhar o SMS e a ameaça resolvem-te o problema.

    ResponderEliminar
  2. Bom dia... Não encontro aqui o teu email...podes-mo enviar s.f.f?

    ResponderEliminar
  3. Vespinha, era bom, era.. Mas a esperança tá em fase terminal. Não tarda nada está a morrer...

    Maria, bom dia! Realmente, tenho que ver se o ponho visível. É tiagolealeal@gmail.com Bjs :)

    ResponderEliminar
  4. Tiago, se o dito campeão sabe destas voltinhas todas que tens de dar para receberes o teu dinheiro - e deve saber - e que a coisa ainda demora um ano e tal - também deve saber - é capaz de ter largado um sorrisinho à mete nojo com a tua sms. Bem feito, bem feito era contratar um senhor daqueles que fazem cobranças difíceis, isso é que era! :)

    ResponderEliminar
  5. Uma minuta é uma arma de guerra!
    Boa sorte...

    ResponderEliminar