terça-feira, 19 de junho de 2012

Workshop de Diário Gráfico (com cadernos de oferta, claro!)

O primeiro workshop de iniciação ao Diário Gráfico que vou dar, pela Papa-Léguas, é já no próximo sábado, dia 23 de Junho. O encontro está marcado para as 14h30 no Terminal Fluvial de Belém e, durante a tarde, iremos atravessar o Tejo, de Cacilheiro, até à Trafaria, onde iremos desenvolver alguns exercícios de desenho, tentando dar resposta às dificuldades que surgem quando se está a desenhar e a pintar (a aguarela ou marcadores, por exemplo) ao vivo, sem um photoshop a ajudar. A ideia é simular a utilização que se faz de um diário gráfico numa viagem maior mas, no fundo, o que se pretende é só passar uma tarde bem passada, por entre desenhos e conversas descontraídas.
A Trafaria é uma terra bem organizada e tem muitas coisas diferentes para desenhar: as ruas antigas, a praça da Igreja, o Terminal de Cereais, os barcos contentores de cereais, a praia, os pescadores e os seus pequenos barcos, a serra, os cacilheiros, o Tejo, Lisboa do lado de lá do Tejo, enfim.
Não falta o que desenhar. E isso é bastante reconfortante. Sim, porque quando lá fui com um colega ver que tal era a terra e perdemos o barco de regresso a Lisboa, que nos deixou uma hora à espera do próximo, deu bem para perceber que, apesar da terra ser muito bonita, não há muito mais que fazer, para além de desenhar, claro.

E se, depois disto, ainda houver alguém com dúvidas, deixem-me que vos diga que, nem o sr. Belmiro quis ficar de fora. É verdade. A Book it, uma marca de produtos de papelaria e desenho da Sonae (da Sonae, até a mim ainda me custa acreditar nisto...), ofereceu cadernos A6, de capa preta dura, folhas lisas e elástico de fecho, iguais aos que eu uso, para todos os participantes no workshop. (estou mesmo a ver que depois disto, vou receber caixotes de cadernos do sr. Alexandre, do Pingo Doce...)
Por isso, já sabem. Se quiserem fazer parte de uma guerra entre hipermercados..., quer dizer, de um workshop de diários gráficos, só têm que se inscrever AQUI.

Até sábado!

6 comentários:

  1. Olá, já fui espreitar e vi os preços, mas a que horas começa? Obrigada

    ResponderEliminar
  2. O encontro é às 14h30 no Terminal Fluvial de Belém. Apanhando o Elécrico 15 no Cais do Sodré, tens uma saída mesmo ao pé. Temos um pequeno jogo após a chegada de todos e embarcamos no barco das 15h30 rumo à Trafaria.
    Vai ser uma tarde muito bem passada!
    Bjs :D

    ResponderEliminar
  3. Parabéns Tiago.
    Sou o pior do mundo a desenhar. Se fosse para bitoques, estava lá.

    Abraço.

    ResponderEliminar
  4. Bitoques nem por isso, mas se souberes cozinhar caracóis ainda fazemos uma troca!

    Abraço!

    ResponderEliminar
  5. Parabéns a ti, que tens imenso talento.

    ResponderEliminar