quarta-feira, 30 de maio de 2012

Sou doutorado em Hell's Kitchen e mestrado em F Word


Estava eu com uns colegas de uma formação na Praça São Carlos, em Lisboa, à procura de um restaurante baratuxo, quando, por entre sugestões de restaurantes com menus a 6€ e outros a 8, já considerados carotes, eu resolvi dizer:
"Olhem lá, e se fossemos ali ao Restaurante Belcanto, o restaurante do Avillez?"
Admito que à primeira vista não parecesse mas aquilo pretendia ser uma piada. O restaurante estava ali mesmo atrás de nós e deve ser, possivelmente, dos mais caros de Lisboa, da mesma forma que o Avillez deve ser um dos chefs portugueses mais conhecidos. Ok, talvez não fosse hilariante, mas ter-me-ia consolado se, pelo menos, tivesse conseguido arrancar alguns sorrisos a umas pessoas que tinha conhecido alguns dias antes. Em vez disso, ficou tudo calado a olhar para mim à espera de mais informações.
É uma coisa que me acontece com muita frequência: quando não estou a dizer nada de jeito é que as pessoas me levam a sério. Lá expliquei que aquilo era caríssimo, que o Avillez era um gajo que já tinha tido um programa de televisão e que era só a brincar.  As pessoas encolheram os ombros com aquele ar "que totó, vê um programa de culinária..." e lá fomos almoçar aos Armazéns do Chiado.
Ainda tive vontade de dizer: "É pá, desculpem lá se sou casado com uma pessoa que consegue ver, de enfiada e vários dias seguidos incluindo as repetições, o No Reservations do Anthony Bourdain, o Master Chef (da Austrália, o português "é fraco"...), Os Pesadelos de Ramsay, o programa do Jammie Oliver em casa, a seguir na escola e ainda o do restaurante, a seguir o Hell's Kitchen e o F Word mas, fiquem a saber que, graças a isso, tornei-me, mesmo sem querer, num dos dois maiores especialistas em culinária de hoje em dia. O maior é mesmo a Maria, que eu às vezes adormeço."
Mas estava a caminho do Mac, e não queria ser olhado de lado.

7 comentários:

  1. Eu não vejo propgramas de culinária mas sem quem é o Avilez. :)

    ResponderEliminar
  2. Ah ah ah, a Dalila tem bom gosto. Também gosto disso tudo.
    Olha, sei que o teu blog é demasiado macho para essas coisas, eu também não costumo alinhar mas, mandaram-me um selo (nome giro, hein?) e, para não fazer a desfeita, pu-lo lá e nomeei-te para fazeres o mesmo, se quiseres... Mas, se dizes publicamente que vês Hell's Kitchen e afins, pior que isso só mesmo dizer que andas a ver a 7ª temporada do project runway. Um selo, não é nada... :) Kiss aos 2

    ResponderEliminar
  3. Também vejo esses programas todos..estou a ficar perita em "dizer" como se faz boa comida!!

    ResponderEliminar
  4. Só faz sentido quando houver um programa só para bitoques.

    ResponderEliminar
  5. Para conhecer o Avillez basta um mínimo de cultura geral... Tão bonito o desenho, de uma das minhas praças favoritas! A Maria é que também já comentava!

    ResponderEliminar
  6. Vespinha, imagina quantos conhecirias se visses! ;D

    Beta, Dalila, qual Dalila? :D Ah, a Maria!... Em relação ao selo, hummm, deixa-me reflectir sobre o assunto... Isto anda um bocado em baixo a nível de masculinidade e não sei se isso não seria o golpe fatal! :D

    Ana, somos dois! A "dizer" ninguém me bate!

    POC, já viste um que é o "Man versus food" onde um gajo tem que comer até não aguentar mais? Acho que ias gostar! ;D

    Kau, a Maria gosta mais de comentar no facebook. Aqui ela gosta de manter a sua aura mitológica! :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já me falaram nisso, mas confesso que ainda não vi.
      O tipo é um herói.

      Eliminar