segunda-feira, 26 de março de 2012

Ou isso ou o Glorioso vai ficar outra vez a ver navios...


Aqui há algumas semanas, cada vez que conversava com amigos, mais cedo ou mais tarde, o assunto ia dar ao Benfica, sempre com muitos sorrisos na cara.
"Então e o nosso Benfica?"
"Eh eh, até os comemos! Já está no papo!"
Agora já não é bem assim. Já ninguém puxa o assunto e eu, de cada vez que o faço, levo com uns olhares que me dizem que, se não parar com esta mania, mais cedo ou mais tarde, vou acabar despejado numa valeta a meio da noite.
Se é verdade que os bons resultados do Benfas foram à vida, também é verdade que o mais importante é ver as coisas pela positiva, e, nestas coisas, nada como a matemática para nos animar. Os treinadores que o digam. Quando as coisas estão a correr mal, saem-se sempre com um "Enquanto for matematicamente possível, lutaremos pelo título." e ainda há quem diga que o pessoal com a 4a classe não sabe fazer contas... Enfim.
Mas ora vamos lá ver as coisas na sua real dimensão, porque isto da matemática tem que se lhe diga.
Há 3 equipas na frente do campeonato: Porto, Braga e Benfica, e, poder-se-ia pensar que cada qual com, mais ou menos, um terço de probabilidade de o ganhar, 33%, esquecendo que estão separadas só por um ponto. Mas não é bem assim. O Glorioso, que já anda nisto há uns tempos, por precaução, arranjou maneira de meter 3 benfiquistas de gema, como toda a gente sabe - o Quim, o Nuno Gomes e o Ruben Amorim, no Braga. Ora, fazendo as contas, 3 benfiquistas numa equipa de 11, dá uma percentagem de 27%, isto é, o Braga é 27% Benfica. O Porto, mais confiante, só lá meteu 1, o Ukra. Da mesma forma, sucede que o Braga é 9% Porto.
Ou seja, temos 127% Benfica, 109% Porto e apenas 64% Braga. Probabilisticamente, dividindo os prováveis pelos possíveis, podemos ver que a hipótese do Benfica ganhar é de 42%, contra 36% do Porto e 22% do Braga. E já nem vou aqui ao pormenor de existirem duas equipas a jogar com a cor do Glorioso ou duas equipas com o nome a começar pela letra "B" porque já se percebeu quem é que vai ganhar o campeonato.
Certinho direitinho. A matemática nunca falha.

6 comentários:

  1. Espero que sim! queria muito que sim, mas o Porto joga acima de tudo num campeonato de background, enquanto assim for nao e la mto fairplay. e esperar pra ver, mas esta muito renhido :)

    ResponderEliminar
  2. É bom ser simpatizante do Sporting, nunca stressamos com os primeiros lugares mesmo... porque nunca lá estamos! :)

    ResponderEliminar
  3. Liliana, os backgrounds é que estragam a matemática toda. Mas dá-me a ideia que o Benfica também os tem...

    Makangsi, não é sonho, é matemática!

    Vespinha, eu ainda tentei ser do Sporting mas não consegui... Eu gosto de sofrer! :D

    ResponderEliminar
  4. Já desisti de sonhar...
    Vamos ser gozados outra vez.

    ResponderEliminar
  5. CAP, calma aí, a Esperança é sempre a última que morre...

    ResponderEliminar