terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

O pequeno-almoço mais mitico do universo


Nas primeiras vezes que fui ao IKEA, foi com a preocupação de comprar móveis. Sim, eu era um ignorante. E comecei a perceber que devia andar a perder alguma coisa de especial quando, de cada vez que dizia a alguém que lá tinha ido, me falavam nos pequenos-almoços que lá serviam.
Quando, por fim, tive oportunidade de lá ir com o intuito de javardar nos aclamados pequenos-almoços, não pude ficar mais decepcionado: tinham acabado, pelo menos conforme mos tinham descrito. Logo quando eu tive um tempinho para lá ir, o IKEA resolve fazer uma versão etíope do seu famoso pequeno-almoço, passando nessa altura, a ter, apenas, dois bolos, um sumo e um café.
Escusado será dizer que, os pequenos-almoços originais passaram a ter o estatuto de lenda. Eu cá para mim, aquilo, às tantas, nem nunca existiu. Mas se, quando supostamente eles existiam, as pessoas me diziam para eu ir ao IKEA porque eles tinham uns pequenos-almoços com 17 bolos, 8 sumos, 2 ovos, bacon e café, quando eu lhes dizia que esses já não existiam, elas desabafavam sempre: "Caramba, nunca mais vais poder experimentar aqueles pequenos almoços com 23 bolos, 12 sumos, 3 ovos, bacon e 3 cafés. Ou seriam 4?" Os ingredientes aumentavam sempre de cada vez que a conversa vinha à baila, fazendo o estatuto de lenda da coisa aumentar de cada vez que se falava no assunto.
Ora, aqui há dias, fui lá com a Maria tomar o pequeno-almoço. Não tínhamos nenhuma expectativa especial - era só mesmo para comer dois bolos, um sumo e um café. E, qual não é o nosso espanto quando vemos que, o pequeno-almoço, agora incluía dois bolos, um pão, um ovo, um sumo e um café.
Quando já estava a esfregar as mãos e a fazer planos na minha cabeça para, finalmente, dizer a toda a gente que, também eu já tinha experimentado o lendário, o mítico, o fabuloso pequeno-almoço do IKEA e libertar-me da maldição de ouvir dizer a toda a gente que dantes é que os pequenos-almoços é que eram bons, a Maria interrompeu-me, e trouxe-me de volta à realidade:
"Oh, esquece. Continua a não ser o tal. Por esta altura só se tivesse 32 bolos, 16 sumos, 5 ovos, bacon e 1 litro de café é que nos podíamos gabar..."

5 comentários:

  1. sim tb acho que foi exagero, nunca vi tal coisa. a nao ser q fossem miniaturas de bolos e mesmo assim duvido

    ResponderEliminar
  2. Muito bom (eheheh.
    Estamos em Portugal. Um País que para além do fabuloso clima(neste momento de seca provavelmente cai mal dizer isto)temos muita tendência para a má língua (se se tiver de dizer mal de algo ou alguém, pelo menos que o façamos com sentido de humor)para o 'cá vamos andando',para sermos todos uns coitadinhos e para o 'Quem conta um conto acrescenta-lhe um ponto'.

    http://amanhecertardiamente.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  3. Liliana, eles não eram lá muito grandes mas a quantidade era lendária!

    Maria, já diz o povo: "Pobretes mas alegretes!"

    ResponderEliminar
  4. Cheguei aqui hoje e já devorei parte do blog (a restante vai já a seguir).
    Parabéns pelo humor aguçado com que nos brindas com a tua escrita! Adorei! :)

    www.pepitasdomundo.blogspot.com

    ResponderEliminar
  5. AH ah ah.. eu quando li o titulo e perante a imagem pensava te referias ao famoso desejo da Fanny da C.Segredos,lolol

    ResponderEliminar