segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

No final, podemos sempre contar com os filmes!


Este fim-de-semana, fui acantonar com 10 miudos com idades entre os 10 e os 14 anos.
A estratégia que estava montada era bastante simples e resume-se a isto: cansar os putos o mais possível durante o dia para os crescidos poderem dormir alguma coisa durante a noite. Aliás, acho que esta frase podia perfeitamente passar a ser o lema do Escutismo. "Sempre Alerta" já é bocado século XX.
Mas enfim, começámos logo por pôr os miudos a descascar batatas e cenouras no sábado de manhã, só para ficarem meio atordoados. Depois, espetámos com uma caminhada a pé a metade deles, e de bicicleta à outra metade.
Antes do almoço, pusemo-los a arranjar lenha para a fogueira e, a seguir ao almoço, tiveram que fazer nós e amarrações. A seguir a tudo isto, mais um passeiozinho a pé e de bicicleta.
Depois do lanche, demos-lhes um tempinho para eles. Era infalível: depois daquelas actividades todas, dava-se um tempo aos miúdos sem nada para fazer e era certo e sabido que iriam andar a subir às árvores, a correr uns atrás dos outros, a jogar à bola, a lutar com paus. O que é que é que poderia estragar este plano para os cansar ainda mais e conseguir passar uma noite descansada?
Os telemóveis... Dá-se um tempo aos miudos e eles correm para os telemóveis. Durante um fim-de-semana inteiro, não vi um único puxão de soutien, um estalo, um miudo a cair de uma árvore, uma aranha posta na boca de algum dorminhoco. Nem sequer um penso rápido tive que por num dedo de um miudo entalado numa porta.
Eu ainda tentei agitar as coisas e fazer uns arranjinhos, mas o jeito não é muito. E para além disso, é dificil as miudas olharem para um rapaz que nem sequer penteado à Justin Bieber tem. E hoje em dia, esse é o padrão minimo.
Com este tempo onde a actividade foi só ao nível dos dedos, os miudos recuperarm do cansaço e, no fim, não tivemos outro remédio senão recorrer ao plano B para podermos dormir qualquer coisa: ver um filme de desenhos animados, cheio de moral.
Quer dizer, eu acho que eles dormiram qualquer coisita. E digo "acho" porque eu cá mal passei do genérico.

3 comentários:

  1. Escoteiro, hein :)? Que giro! Por cá acampou-se no 1º fim de semana de dezembro, mas com os lobitos e foi o máximo.

    Cheguei aqui agora e já gostei!

    Beijinho*

    ResponderEliminar
  2. Os Lobitos são aquela máquina! Dos Lobitos para a frente é sempre a decair! :D

    Obrigado, e és sempre bem-vinda!

    Bjito

    ResponderEliminar
  3. Ahah Também tenho desses, mas o lema é Sempre Pronto ;)
    E os telemóveis? Felizmente nem lhes ligam nos acampamentos! Ficam esquecidos nas tendas...

    ResponderEliminar