quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Na cabeça dói muito


Muita gente me tem dito que preciso de treinar desenhar as caras das pessoas porque a coisa ainda não me sai muito bem. Decidido a enfrentar esta malapata, fui até a um quiosque que há na Praça Camões, em Lisboa, e pus-me a olhar para as pessoas que passavam, de caderno e lápis na mão, com um certo ar de intelectualóide.
A primeira ideia que me ocorreu foi "Já sei porque é que não costumo desenhar pessoas: elas põe-se a olhar fixamente para mim e fico com medo de ser agredido na via pública. Vou escolher pessoas que não me vejam." Por estúpido que pareça, é nas alturas que queremos que ninguém nos veja que toda a gente olha. Assim, ao fim de um quarto de hora, quando já me estavam a dar cãibras na mão por não fazer nada, decidi mudar de estratégia e estabelecer um plano: se alguém viesse ter comigo e perguntasse "Está a desenhar-me?", a minha reacção seria mostrar o caderno e não dizer nada. Aí, se a pessoa perguntasse com ar alegre: "Este sou eu?" eu confirmaria logo e o aperto passaria. Se a pessoa, pelo contrário, perguntasse chateada "Este sou eu?", a minha resposta seria: "Este? Não, o senhor é muito mais novo e muito mais bonito!" Com um bocadinho de sorte, o aperto também passaria.
Só não consegui elaborar um plano para o caso de, a seguir surgir uma pergunta do género: "É que esse boneco tem um cachecol e uma boina como eu, e também está a fumar!" Para estes casos ainda pensei em explicar à pessoa que, numa cidade como Lisboa, há muitas pessoas parecidas, mas o mais provável seria eu responder qualquer coisa do género:
"Por favor, bata-me devagarinho. E na cabeça não. Que fico maldisposto."

2 comentários:

  1. Ora, dizes que é para um trabalho... se for mulher, dás graxa e dizes "é porque é tão bonita que até me inspirou". Se for homem... bem, os homens não ligam.

    ResponderEliminar
  2. Sim, os homens ligam pouco, mas vamos lá que um dia decidem ligar? Sempre têm mais força que as mulheres, se bem que não arranham nem puxam cabelos... :D

    ResponderEliminar